A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas uma no estado do Amapá e outra na Paraíba, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Nos dias 13 a 15 de junho foi a vez de reunir mais de 60 representantes da CONTAG, da FETTAGRAP e de todos os 16 Sindicatos filiados no estado, na capital Macapá/AP. Esta oficina contou com a participação do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto), e do assessor Givanilson Porfirio da Silva.
Já nos dias 14 a 16 de junho foi realizada em João Pessoa/PB, reunindo cerca de 50 representantes da CONTAG, da FETAG-PB e dos Sindicatos das Regionais Borborema, Curimataú e Piemonte da Borborema. Esta oficina contou com a participação do secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, e dos assessores Ronaldo Ramos e Ivo Lourenço.
Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados em ambas as oficinas, assim como em outros territórios onde já aconteceram as Oficinas.
No Amapá, os/as participantes definiram como compromissos prioritários a organização, gestão e formação sindical; fortalecer o acesso a direitos e serviços como INSS Digital, DAP/CAF; formação política; formação da base (Jovem Saber e GES) para a organização social e produtiva em parceria com as associações e cooperativas.
Já na Paraíba, as prioridades são a Sustentabilidade Político-Financeira, Eleições, Sujeitos, Comunicação, Políticas Públicas e Formação.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi