A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foi realizada apenas no estado de Santa Catarina, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.
A oficina foi realizada nos dias 12 a 14 de julho, em São José/SC, com a participação de representantes da CONTAG, da FETAESC e dos Sindicatos filiados das Microrregionais Araranguá, Baixo Vale do Itajaí, Carbonífera, Florianópolis Norte e Florianópolis Sul. Esta oficina contou com a participação do presidente da CONTAG, Aristides Santos, e das assessoras Adriana Fetzner e Vilênia Aguiar.
Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados ao longo da oficina, assim como em outros territórios onde já aconteceram.
Os/as participantes definiram como compromissos prioritários resgatar e propor novas propostas de políticas diferenciadas para agricultura familiar; desenvolver políticas sindicais específicas para juventude, mulheres e terceira idade; negociar implantação de conectividade rural de qualidade; intensificar trabalho de base; atualizar estatuto sindical e uniformizar com a base; e regularizar sindicatos irregulares.
“Foi uma oficina com bastante representatividade e com debate qualificado. Entendemos que a sua realização ajudou a compreender o processo de organização de base, do trabalho conjunto que precisa ser feito, cada entidade com o seu papel, para que tenhamos um movimento cada vez mais forte, com maior participação das mulheres e da juventude, com maior número de associados, e que o seu trabalho impacte mais diretamente na vida das famílias agricultoras”, avaliou Aristides Santos.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi