Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
CONTAG planeja ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário em Alagoas e no Paraná
WhatsApp

10 de Junho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
contag na base
fortalecimento do msttr
oficina de base
padrss
sindicalização

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas uma no estado de Alagoas e outra no Paraná, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário. 

Nos dias 07 a 09 de junho foi a vez de reunir representantes da CONTAG, da FETAG-AL e dos Sindicatos dos Polos Bacia Leiteira, Médio Sertão e Alto Sertão, no município de Arapiraca/AL. Esta oficina contou com a participação de Edjane Rodrigues, Mônica Bufon e Antonio Oliveira pela Diretoria da CONTAG e da assessoria da Confederação.

Já nos dias 08 a 10 de junho foi realizada em Londrina/PR, reunindo representantes da CONTAG, da FETAEP e dos Sindicatos das Regionais Norte, Norte Pioneiro, Vale do Ivaí e Campo Mourão. Esta oficina contou com a participação de Sandra Paula Bonetti pela Diretoria da CONTAG e da assessoria da Confederação.

Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados em ambas as oficinas, assim como em outros territórios onde já aconteceram as Oficinas. 

“Temos a grande missão nessas Eleições de eleger um projeto que se aproxime mais das nossas pautas, que dialogue mais com as nossas demandas. E isso veio muito forte na oficina de Arapiraca”, destacou Edjane Rodrigues.


Oficina de Base de Arapiraca/AL

“Sobre os compromissos gerados após três dias de debates, a nossa avaliação é que os/as participantes ficaram muito empenhados/as. Eles/as têm o interesse de potencializar as reuniões mensais dos polos, discutiram muito sobre a Campanha Nacional de Sindicalização, reafirmando que tem que haver compromisso para, de fato, cumprir as metas estabelecidas. Em Alagoas, todos os Sindicatos aderiram ao SisCONTAG e houve, durante a oficina, uma avaliação positiva do uso do Sistema. Também sentimos o empenho de criar os Comitês Populares de Luta”, elencou a dirigente.

Mônica Bufon trouxe outros compromissos assumidos na oficina de Arapiraca. “A oficina foi bem produtiva e as pessoas estavam muito comprometidas. Trouxeram um planejamento importante, de valorização dos sujeitos do campo, da floresta e das águas, de intensificar o trabalho de organização da juventude, das mulheres e da terceira idade; bem como investir na formação política.” 

Antonio Oliveira destacou o importante debate que foi feito sobre a sustentabilidade político-financeira e os compromissos que visam potencializar a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas em todo o estado e no País.


Sandra Paula Bonetti, que coordenou a oficina em Londrina, destacou a importância de as oficinas aproximarem os Sindicatos, Federações e Confederação. “Além disso, propiciam que os nossos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares se reconheçam parte do movimento e se reconheçam nas pautas. É fundamental lembrarmos dos compromissos firmados e multiplicarmos o sentimento e as pautas que foram discutidas nas oficinas.”

As regiões envolvidas na oficina de Londrina levantaram alguns desafios enfrentados, como a organização da produção, o fortalecimento do movimento sindical e a sua representação no legislativo e executivo, formação de dirigentes, entre outros. Quanto aos compromissos, os principais são a organização da categoria, ações para garantir a sustentabilidade financeira dos Sindicatos, Comunicação e combate às fake news (notícias falsas), investimento em formação e organização sindical e estimular o debate no movimento sindical sobre política partidária. 

A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico