A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas uma no estado de Alagoas e outra no Paraná, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Nos dias 07 a 09 de junho foi a vez de reunir representantes da CONTAG, da FETAG-AL e dos Sindicatos dos Polos Bacia Leiteira, Médio Sertão e Alto Sertão, no município de Arapiraca/AL. Esta oficina contou com a participação de Edjane Rodrigues, Mônica Bufon e Antonio Oliveira pela Diretoria da CONTAG e da assessoria da Confederação.
Já nos dias 08 a 10 de junho foi realizada em Londrina/PR, reunindo representantes da CONTAG, da FETAEP e dos Sindicatos das Regionais Norte, Norte Pioneiro, Vale do Ivaí e Campo Mourão. Esta oficina contou com a participação de Sandra Paula Bonetti pela Diretoria da CONTAG e da assessoria da Confederação.
Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados em ambas as oficinas, assim como em outros territórios onde já aconteceram as Oficinas.
“Temos a grande missão nessas Eleições de eleger um projeto que se aproxime mais das nossas pautas, que dialogue mais com as nossas demandas. E isso veio muito forte na oficina de Arapiraca”, destacou Edjane Rodrigues.
“Sobre os compromissos gerados após três dias de debates, a nossa avaliação é que os/as participantes ficaram muito empenhados/as. Eles/as têm o interesse de potencializar as reuniões mensais dos polos, discutiram muito sobre a Campanha Nacional de Sindicalização, reafirmando que tem que haver compromisso para, de fato, cumprir as metas estabelecidas. Em Alagoas, todos os Sindicatos aderiram ao SisCONTAG e houve, durante a oficina, uma avaliação positiva do uso do Sistema. Também sentimos o empenho de criar os Comitês Populares de Luta”, elencou a dirigente.
Mônica Bufon trouxe outros compromissos assumidos na oficina de Arapiraca. “A oficina foi bem produtiva e as pessoas estavam muito comprometidas. Trouxeram um planejamento importante, de valorização dos sujeitos do campo, da floresta e das águas, de intensificar o trabalho de organização da juventude, das mulheres e da terceira idade; bem como investir na formação política.”
Antonio Oliveira destacou o importante debate que foi feito sobre a sustentabilidade político-financeira e os compromissos que visam potencializar a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas em todo o estado e no País.
Sandra Paula Bonetti, que coordenou a oficina em Londrina, destacou a importância de as oficinas aproximarem os Sindicatos, Federações e Confederação. “Além disso, propiciam que os nossos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares se reconheçam parte do movimento e se reconheçam nas pautas. É fundamental lembrarmos dos compromissos firmados e multiplicarmos o sentimento e as pautas que foram discutidas nas oficinas.”
As regiões envolvidas na oficina de Londrina levantaram alguns desafios enfrentados, como a organização da produção, o fortalecimento do movimento sindical e a sua representação no legislativo e executivo, formação de dirigentes, entre outros. Quanto aos compromissos, os principais são a organização da categoria, ações para garantir a sustentabilidade financeira dos Sindicatos, Comunicação e combate às fake news (notícias falsas), investimento em formação e organização sindical e estimular o debate no movimento sindical sobre política partidária.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi