A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas nos estados do Maranhão, Pernambuco e Piauí, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Na foto: Regiões Baixo Parnaíba e Baixada Oriental
Nesta semana, foram realizadas duas Oficinas de Base em São Luís /MA. Nos dias 06 a 08 de fevereiro foi realizada com representantes das Regiões do Baixo Parnaíba e Baixada Oriental e, nos dias 08 a 10 reuniu as Regiões Médio Sertão e Sul. Participaram cerca de 70 pessoas em cada uma das oficinas, além de toda a Diretoria da FETAEMA, de representantes da CONTAG e do vice-governador Filipe Camarão nas duas atividades. A Confederação esteve representada pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e pelo assessor Antônio Lacerda.
Na foto: Regiões Médio Sertão e Sul
Na oficina com as Regiões do Baixo Parnaíba e Baixada Oriental, os/as participantes definiram como compromissos prioritários a formação e organização de base, organização da produção, sustentabilidade político-financeira, mobilização de massa e comunicação. Já na oficina que reuniu as Regiões Médio Sertão e Sul, saíram como compromissos: Região Médio Sertão - formação de base, sustentabilidade político-financeira, política pública, política partidária e previdência rural; Região Sul - formação e organização de base, sustentabilidade político-financeira, produção e comercialização, reforma agrária e educação do campo.
Nos dias 08 a 10 de fevereiro foi realizada Oficina de Base em Triunfo/PE, reunindo os Polos Sertão Central, Sertão do Pajeú e Sertão Submédio São Francisco. Além de contar com a participação de mais de 100 dirigentes de 38 Sindicatos destes Polos, também participaram representantes da FETAPE e da CONTAG. A Confederação esteve representada pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e pelo assessor Ronaldo Ramos. Os/as participantes apontaram como principais desafios: implementação e operacionalização do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); ampliação dos Sindicatos que trabalham com o Fundo de Amparo Social; atuar na resolução dos conflitos agrários e na regularização fundiária; organização da produção e comercialização (certificação de produtos e cooperativismo); ampliação de parcerias para fortalecimento da agricultura familiar; e avaliação dos impactos das energias renováveis.
Na foto: Oficina de Base em Triunfo/PE
Também nos dias 08 a 10 de fevereiro foi realizada Oficina de Base em Picos/PI, reunindo mais de 100 pessoas das Regionais Paulistana e Picos. A atividade também contou com a participação de representantes da FETAG-PI e da CONTAG. A CONTAG esteve representada pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, e pelo assessor da Regional Nordeste, José Gilberto da Silva. O Polo Picos I aprovou como prioridades o fortalecimento da terceira idade, formação sindical, incentivo à educação rural e mulheres. O Polo Picos II elencou como prioritários a sustentabilidade político-financeira, a comunicação, as eleições 2024, mulheres/ juventude e terceira idade, organização da produção e comercialização. Já o Polo Paulistana vai priorizar a sustentabilidade político-financeira, formação e organização sindical, mulheres/ juventude e terceira idade, organização da produção e comercialização, políticas públicas e meio ambiente.
Na foto: Oficina de Base em Picos/PI
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi