Entre os dias 30 e 31 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) participará da XX Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF), que ocorre no Palácio do Planalto, em Brasília.
Nesta quinta-feira (30), o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, estará presente na abertura do evento. Além do dirigente sindical, participarão da reunião o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, representantes das organizações da agricultura familiar, do ministério das Relações Exteriores e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
"A nossa expectativa é que possamos avançar nas propostas de políticas sociais para agricultura familiar a fim de que sejam acatadas e aprovadas pelo Conselho Superior do Mercosul durante a realização da Feira no Rio de Janeiro, no próximo mês", explica o secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.
Durante dois dias, serão debatidos os principais temas relacionados com a REAF, como estratégias de facilitação de comércio, políticas públicas para segurança alimentar e direito humano à alimentação. Também serão discutidos pela Delegação Brasileira os preparativos da X REAF Mercosul, marcada para os dias 22 a 29 de novembro, no Rio de Janeiro. No evento do próximo mês, haverá a participação de membros da sociedade civil da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Alberto Broch afirma que o aumento da participação do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) na REAF é muito importante. "Trabalhamos pela crescente participação da Contag e das Federações dos estados nas discussões da REAF", destaca. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias