Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO
CONTAG participa de reunião do FNPE com o ministro da Educação Camilo Santana
WhatsApp

08 de Fevereiro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
camilo santana
contag
educação
educação do campo
fnde
fnpe
mec
ministério da educação

Nesta terça-feira (07) foi realizada reunião da Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) com o ministro da Educação Camilo Santana. A CONTAG esteve representada pelo assessor Junior Pontes. Outras organizações e movimentos também estavam representados, a exemplo do CNTE, da ANPEd, Proifes, Contee, Anpae, Fasubra, CUT e UNE.

Além do ministro, participaram da reunião pelo Ministério a secretária executiva, Izolda Cela, o chefe de gabinete, Vinicius Roda, o secretário adjunto, Leonardo Barquini, o secretário SASE, Mauricio Holanda, e a presidente do FNDE, Fernanda Macedo Pacobahyba.

O coordenador do FNPE, Heleno Araújo, iniciou a reunião apresentando o Fórum e a sua composição. Fez um resgate histórico das lutas que deram origem ao FNE e seu papel definido a partir do Plano Nacional de Educação, e como o Golpe de 2016 teve impacto no desmonte da estrutura do FNE, com a Portaria 577/2017, que culminou com expulsão de entidades e originou a criação do FNPE. Heleno destacou, ainda, o papel que o FNPE tem desempenhado na luta pela educação pública, e a realização das Conapes de 2017 e 2022. 


Representando o FNPE, também entregou ao ministro Camilo e equipe o material impresso contendo a Carta da Conape de 2022 e o documento produzido para a Equipe de Transição. Por fim, pediu a revogação da Portaria 577/17, a recomposição do FNE e a retomada da coordenação do Fórum pela sociedade civil, como estava previsto no rodízio estabelecido. 

O ministro Camilo afirmou a necessidade de “recuperar esse Fórum” e encaminhou ao secretário Mauricio (SASE) a tarefa de compatibilizar a sua composição em conjunto com o FNE. Destacou os imensos desafios que o MEC tem para se recompor bem como para apresentar o Projeto de Lei com o novo PNE 2024-2034 e dar encaminhamento às políticas educacionais: reajuste do valor da merenda, retomar as obras paradas, ampliar a profissionalização no Ensino Médio, lançar a Política Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Além disso, ressaltou que o MEC primará sua gestão pelo diálogo e participação.

A Coordenação Executiva do FNPE ainda destacou a importância de se revogar a legislação que criou o Programa das Escolas Cívico-Militares, bem como retomar o diálogo sobre a reforma do Ensino Médio. Também houve um destaque relacionado à ilegalidade na composição do Conferência Nacional de Educação de 2022. 

“A nossa luta é por uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade. Sem educação pública não teremos educação do campo. Na educação pública, a nossa luta é pela implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), garantindo o recorte da educação do campo”, explicou Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da CONTAG. A dirigente também ressaltou a importância da unidade em torno da pauta educacional. “A nossa luta histórica em defesa da educação pública do e no campo é por entender que ela precisa acontecer no campo, lugar onde as pessoas moram, com os seus conhecimentos, culturas e tradições. Pautamos uma educação do campo emancipadora e contextualizada. Os currículos precisam ser ajustados à forma de vida, ao contexto e à realidade das populações do campo. Ela tem que dialogar com a reforma agrária, com a agroecologia, precisa contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar”, destacou a secretária.

Como fruto da reunião e das discussões apresentadas, o ministro indicou a revogação da Portaria 577 de 2017, possibilitando, assim, a recomposição do FNE. “O MEC está de portas abertas para receber as contribuições das entidades de luta pela educação pública de qualidade com inclusão para todos, estamos dispostos a reconstruir a educação brasileira por meio do diálogo. A educação voltou a ser prioridade no país”, afirmou Camilo Santana.

Fonte: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG. Edição: Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico