Há 50 anos, o presidente João Goulart promoveu um comício histórico no Rio de Janeiro e anunciou as grandes reformas que pretendia fazer, entre elas a reforma agrária. O evento foi um dos estopins para o golpe que derrubou Jango e enterrou seus projetos.
Mas nem mesmo no período democrático houve empenho para colocar em prática a tão esperada reforma agrária. Segundo o Incra, no governo Dilma foram assentadas apenas 19 mil famílias; enquanto o seu antecessor, Lula, assentou 153 mil famílias; e Fernando Henrique, 135 mil famílias.
As organizações que lutam pela redistribuição das terras reclamam que esperavam mais do governo e querem uma política mais agressiva.
Por que o governo não consegue atender à demanda dos assentamentos? Como convencer os ruralistas, cuja bancada é uma das maiores do Congresso Nacional? Falta apoio para manter os agricultores familiares na terra?
Essas questões foram debatidas no programa Expressão Nacional da TV Câmara, no último dia 11 de março, que contou com a participação do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, de dois parlamentares e do Incra Nacional.
Para assistir, clique AQUI.
FONTE: Expressão Nacional - TV Câmara