A Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024 foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília/DF. A Conferência trouxe como tema central: “O Plano Nacional de Educação (2024-2034) – política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
A conferência é preparatória ao processo de elaboração do novo Plano Nacional de Educação – 2024/2034 que deverá formular metas e estratégias de educação para os próximos 10 anos.
O dia 29 foi marcado pela realização de 34 colóquios com aprofundamentos de temas relacionados ao tema central e os sete eixos da conferência. Dentre estes colóquios, três foram relacionados à educação do campo, são eles: Colóquio 13 - Escola Pública do Campo, das Águas e das Florestas: estratégias para Garantia do Direito à Educação socialmente referenciada com afirmação das Diversidades e Equidade; Colóquio 30 - Desafios e lutas para a garantia do direito à formação inicial e continuada de educadoras e educadores do campo; Colóquio 31 - “Financiamento adequado para garantir o direito à educação do campo nos territórios camponeses e universitários brasileiros”.
O Colóquio 13 contou com a participação da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, como expositora. A dirigente fez um balanço sobre as proposições com suas respectivas estratégias que foram aprovadas nas conferências municipais e estaduais, destacando que todas foram aprovadas nas plenárias de eixos da CONAE 2024. Edjane chamou atenção para as possibilidades de criação de uma meta específica de educação do campo no PNE 2024/2034, visto que houve um avanço importante do número de estratégias do PNE/2014/2024 para as aprovadas na CONAE 2024, saltando de 15 para 77 estratégias.
A conferência foi encerrada no dia 30 de janeiro com a aprovação do documento base e, neste dia, contou com a presença do Presidente Lula que, dentre várias questões importantes, assegurou a destinação de recursos públicos para a educação brasileira, que é o melhor investimento que o país pode fazer.
A CONTAG, o MST e o FONEC foram proponentes de uma moção que foi apresentada e aprovada durante a CONAE 2024. Baixe AQUI.
Fonte: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG – Edição: Comunicação da CONTAG