Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RECONSTRUÇÃO DO PAÍS
CONTAG integra Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável recriado pelo governo federal
WhatsApp

04 de Maio de 2023


Fotos: Ricardo Stuckert
TEMAS RELACIONADOS:
conselhão
contag
desenvolvimento econômico social sustentável
governo federal

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade, foi recriado nesta quinta-feira (04) após assinatura de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criado por lei em 2003, este Conselho teve uma exitosa experiência em seus mais de 15 anos de existência, até ser extinto em 2019.

O evento de retomada do Conselho foi realizado durante todo o dia no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e contou também com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de ministros e de conselheiros/as que farão parte do colegiado. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, é um dos conselheiros e representa os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares neste importante espaço.

Movimentos sociais, centrais sindicais, setores financeiro e empresarial, agronegócio, entre outros setores também estão representados, reunindo de fato uma pluralidade e diversidade da população brasileira no chamado “Conselhão”, num total de 246 integrantes. O novo Conselho ganhou em seu nome o termo “Sustentável” com o objetivo de dar atenção à potencialidade ambiental do País no atual cenário de mudanças climáticas. 

Aristides destaca esse acréscimo do termo “Sustentável” ao nome do Conselho. “As questões ambientais e a mudança do clima terão prioridade nas discussões do Conselhão e, para nós, da agricultura familiar, é fundamental participar dos debates e das proposições com o nosso olhar”. O presidente da CONTAG também ressaltou a participação em peso dos ministros e ministras durante toda a programação.


Logo pela manhã, o evento contou com a participação do presidente Lula e houve uma apresentação do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela coordenação do CDESS.

No período da tarde, a primeira mesa contou com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Outra mesa foi realizada com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

“Todos os debates realizados ao longo do dia foram ricos de ideias, de informação, mas é um começo. Serão criadas diversas câmaras técnicas e grupos de trabalho. Então, é um Conselho que tem muito a contribuir com as políticas públicas, com o debate do orçamento no rumo da reconstrução do País. A nossa presença neste espaço ajuda a trazer esse olhar, essa escuta das demandas da agricultura familiar, da reforma agrária, de todas as propostas que defendemos para os sujeitos do campo, da floresta e das águas”, avaliou Aristides. 


O presidente da CONTAG também afirmou que esse é o principal espaço de escuta da sociedade na proposição e definição de políticas públicas para o governo federal. “Vários temas serão discutidos, a exemplo do que já foi discutido nessa primeira reunião, como reforma tributária, arcabouço fiscal, meio ambiente, combate às desigualdades sociais, democracia, educação, racismo com foco da necessidade de se fazer reparações históricas, economia verde e solidária, agricultura sustentável, regularização fundiária e ambiental, demarcação de terras indígenas, crescimento econômico com distribuição de renda, segurança, redução de juros, entre outros”.

Segundo o dirigente, também foi ressaltado que o Brasil precisa pensar num projeto de nação. “Ciência, tecnologia, inovação e pesquisa precisam ser trabalhadas como políticas transversais em todos os Ministérios, acesso universal à internet de banda larga, bem como o enfrentamento ao ‘estado paralelo’, também conhecido como crime organizado, que dificulta a ação do Estado brasileiro no combate à fome e às desigualdades nas comunidades”, acrescentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico