O Fórum Interconselhos do Plano Plurianual (PPA), que acontece desde ontem, em Brasília DF, debate com a sociedade os mais diversos temas para pautar a ação do governo durante a atual gestão. A Contag pautou a questão do reordenamento agrário e já obteve resultados.
O encontro é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os cerca de 300 participantes discutiram quatro macrodesafios: desenvolvimento econômico, infraestrutura e PAC, programa de combate a miséria; cidadania.
O secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino, participou do Fórum e relatou que ao longo do tempo as entidades vinham propondo políticas públicas isoladamente. “E esse foi o momento de pensar no geral como as políticas precisam abranger a sociedade como um todo, é um bom exercício”, julga.
O secretário pautou a questão do reordenamento agrário e após os trabalhos em grupo o tema foi mencionado em mais de 40% das apresentações. A expectativa da Contag é que o Plano Plurianual 2012-2015, tenha mais incidências sobre a questão agrária do Brasil.
Sobre o Plano – O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal por um prazo de pelo menos quatro anos, mas pode definir o destino de toda uma geração. Conforme definição do Legislativo, a Presidência da República precisa encaminhar o PPA ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto do primeiro ano de sua posse. FONTE: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos