O primeiro dia da 4ª Oficina de Planejamento Estratégico da CONTAG foi marcado por intensos debates da diretoria e assessoria sobre o tema da organização sindical e sobre as atividades realizadas nesse ano. Esta oficina será realizada durante toda a semana e tem como objetivos resgatar as principais estratégias políticas definidas no Planejamento Estratégico da entidade para o mandato de 2013-2017, definir as principais ações estratégicas para a CONTAG em 2014, socializar as principais ações estratégicas das Secretarias para o ano que vem, e definir as próximas etapas do processo do Planejamento Estratégico.
A abertura política foi coordenada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, e pela secretária geral Dorenice Flor da Cruz. “Para o nosso planejamento ser consistente precisamos nos esforçar e esgotar todo o debate proposto. Também temos que pensar em ações que interajam com o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Portanto, temos algumas conjunturas já dadas e o nosso planejamento precisa ir de encontro a isso”, destacou Willian.
Já Dorenice acredita que o grande desafio é “conseguir colocar o dia-a-dia da CONTAG no planejamento, manter a CONTAG fortalecida e atender as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”.
Ainda pela manhã foi realizada uma mística sobre os “sonhos” para 2014 e um debate sobre a organização sindical no campo. À tarde, ocorreu o trabalho em grupo. Os GTs do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), Representação e Representatividade, Organicidade e Práticas Antidemocráticas, e Gestão Interna identificaram as atividades realizadas em 2013 e os impactos políticos.
A oficina continua amanhã, 10 de dezembro, e vai até a próxima sexta-feira.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi