O presidente da Contag, Manoel dos Santos, e a secretária de Políticas Sociais da entidade, Alessandra Lunas, participaram ontem (13) da reunião convocada pelo senador Flávio Arns (PT/PR) para discutir o projeto que trata do acesso dos(as) agricultores(as) familiares e assalariados(as) rurais à Previdência Social. O parlamentar foi nomeado relator do PLV 8/2008 na semana passada.
A direção da Contag refutou as emendas de redação e mérito cogitadas pelo relator e defendeu a manutenção do texto integral aprovado na Câmara dos Deputados. "Não podemos abrir mão dos avanços conquistados na Câmara", defendeu Alessandra. Se houver emendas, a matéria será apreciada novamente pelos deputados e os trabalhadores e trabalhadoras sofrerão sérios prejuízos.
Como não houve acordo com as demais organizações sociais do campo que estavam presentes na reunião, o projeto foi retirado da pauta de votação do plenário do Senado. "Vamos voltar a pressionar o governo federal para que a matéria seja votada com urgência", afirmou Alessandra.
A direção da Contag foi acompanhada por uma comissão de dirigentes das Fetags de vários estados que está participando do Grito da Terra Brasil. A reunião também contou com a presença de representantes dos ministérios da Previdência Social, Trabalho e Desenvolvimento Agrário. FONTE: Ronaldo de Moura