O presidente da Contag, Manoel dos Santos, se reúne nesta terça-feira (15), às 18h, no Palácio do Planalto, com o presidente Lula para apresentar a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2008. A manifestação está programada para o próximo mês, mas o documento será entregue com antecedência para que o governo federal possa analisar as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País.
A pauta defende o aumento dos recursos do Plano-Safra da Agricultura Familiar 2008/2009 para 14 bilhões de reais. O montante liberado para a agricultura familiar em 2007 foi de R$ 12 bilhões. A ampliação das ações para reforma agrária, a assistência técnica para os assentamentos e a revisão dos índices de produtividade rural também compõem as reivindicações.
Entre os demais temas de relevância estão a implementação de políticas públicas para os assalariados no período de entressafra, o aumento dos recursos para a assistência técnica e o incremento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação e habitação. O Grito da Terra Brasil também vai apresentar propostas de políticas específicas para as mulheres e a juventude do campo, bem como a ampliação dos direitos previdenciários dos assalariados rurais e agricultores familiares.
O presidente da Contag, Manoel dos Santos, está otimista com relação às negociações com o governo federal. Ele estima a presença de mais de 10 mil de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país em Brasília em maio. "Nossa expectativa é de que a negociação possa trazer respostas que avancem a partir do que já conquistamos ao longo de outras manifestações. O foco da nossa discussão será o fortalecimento da assistência técnica e a melhoria na renda dos trabalhadores", afirma.
Sobre o Grito da Terra
O Grito da Terra Brasil é a principal agenda do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) e reúne, anualmente, milhares de lideranças sindicais de todo o país para negociar o avanço das políticas públicas do governo federal para o campo. O evento é promovido pela Contag e apoiado pelas 27 Federações Estaduais de Trabalhadores Rurais (Fetags).
O Grito da Terra Brasil é considerado uma espécie de data-base dos agricultores familiares, trabalhadores sem-terra e assalariados e assalariadas rurais brasileiras. A 14ª edição da manifestação está programada para os dias 12 a 16 de maio.
Serviço:
O que: entrega da pauta do Grito da Terra Brasil 2008
Quando: terça-feira (15/04)
Onde: Palácio do Planalto
A que horas: 18h FONTE: Daniele Santos