A Contag teve uma reunião na noite de ontem (6) com a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do MDA, para discutir reivindicações que estão na pauta do Grito da Terra Brasil 2008. O principal tema foi o Programa Nacional de Crédito Fundiário, uma das ações do governo federal complementares ao Plano Nacional de Reforma Agrária e que busca financiar tanto a compra de terras como o aumento da produção para agricultores e agricultoras familiares.
"A discussão foi boa, recebemos a garantia de que o programa vai ter continuidade e com uma meta definida para este ano. Sentimos que existe a vontade do governo federal de melhorar o programa e isso para nós é fundamental", explica o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo. A meta do Crédito Fundiário, em 2008, é atender 20 mil famílias.
Participaram do encontro o titular da SRA, Adhemar Lopes de Almeida e sua equipe, além de representantes de diversas Fetags que já estão em Brasília para a mobilização do Grito da Terra, que ocorre na próxima semana. Outro ponto positivo da reunião foi o compromisso firmado por Adhemar em se criar um grupo de trabalho para rediscutir as regras do Crédito Fundiário.
"Sabemos que o movimento sindical e todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais estão buscando a revisão do teto, juros, carência e demais regras do programa, de modo a melhorar o benefício. Vamos montar uma proposta conjunta que possa atender essa reivindicação da melhor forma possível", garantiu Adhemar Lopes. FONTE: Pedro Henrique Barreto