Nesta sexta-feira (19) foi realizado o 1º Encontro da Juventude Rural da Região Araguaia Xingu, com realização da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e com o apoio da CONTAG e da FETAGRI-MT. A atividade foi virtual, via plataforma Zoom, mas transmitida pelo Canal do YouTube CPT Araguaia.
Segundo a coordenadora de Jovens do Coletivo da CPT, Naira Maranhão Klein, o evento teve como propósito de debater o fortalecimento da juventude do campo e das organizações que fazem esse trabalho.
Nesse sentido, foram debatidos os temas Juventude na Luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural e Êxodo dos jovens do campo é risco para o futuro da agricultura familiar. O encontro também contou com depoimentos de jovens que vivem da terra e na terra.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, foi uma das convidadas a contribuir com as temáticas em questão e avaliou que essa integração entre as juventudes da CONTAG e da CPT foi bem positiva. Foi um momento muito positivo, de integração, mesmo que em um evento virtual, da juventude rural da CONTAG e da CPT. É importante de unirmos forças nesse momento de desmonte e de desafios. Também foi um momento de ouvirmos os anseios da juventude, avaliou.
A secretária de Jovens da FETAGRI-MT, Melissa Gabrieli da Silva Vieira, também participou do encontro. Essa troca de experiências foi muito rica envolvendo as juventudes do MSTTR e da CPT, onde pudemos conhecer um pouco do trabalho que a CPT vem desenvolvendo com a juventude da região Araguaia Xingu. Vimos muitos depoimentos sobre os desafios enfrentados pela juventude, sobre acesso à informação, sobre a vontade continuar na terra e produzindo. O que me deixou muito feliz foi a quantidade de depoimentos de jovens afirmando que querem continuar na roça, querem ter diálogo com família, querem ter formação. A fala da Mônica sobre a sucessão rural foi muito importante. Esse seminário vai trazer muitos frutos. Sem juventude não há agricultura familiar e não há agroecologia. Juventude é resistência e tem o seu modo de resistir, destacou Melissa. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi