Durante a Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, a AgriMinas, a Fetaemg e a Contag realizam o Seminário sobre Responsabilidade Social Empresarial na Produção e Comercialização de Cafés: riscos e oportunidades para a agricultura familiar e assalariados rurais. O evento ocorre nos dias 28 e 29 de setembro, em Belo Horizonte, e terá a participação de dirigentes e técnicos de organizações de trabalhadores rurais e agricultores familiares, governo e empresas de países da América Latina, Índia, Europa e África.
O objetivo do Seminário é analisar a situação do setor cafeeiro, especialmente as condições do assalariado rural e do agricultor familiar na produção de cafés na América Latina e Índia. Também serão analisadas as mudanças e lições aprendidas com a crise do café de 2002, as expectativas com o novo acordo internacional para a produção e comércio de cafés da Organização Internacional do Café (OIC).
"Queremos que a agricultura familiar seja valorizada e tenha políticas diferenciadas, que sejam respeitados a legislação local dos assalariados rurais em cada país, além dos acordos coletivos que facilitam as negociações de trabalho", afirma o vice-presidente e secretário de relações internacionais da Contag, Alberto Broch.
Vanessa Montenegro