Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NEGOCIAÇÃO
CONTAG discute Cadastro Ambiental e agrotóxicos no encerramento da Semana da Reforma Agrária
WhatsApp

25 de Maio de 2018


Luiz Henrique Parahyba
TEMAS RELACIONADOS:
negociação

Uma comissão composta por dirigentes sindicais e membros da Direção da CONTAG participou nesta sexta-feira, 25, da última rodada de negociação da Semana de MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR (22 a 25 de maio). Enquanto manifestantes estavam na Esplanada dos Ministérios, a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros coordenou uma comissão de negociação e foi recebida pelo secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannus. O secretário convocou a principal assessoria ministerial para receber a delegação da CONTAG.

Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola, reapresentou a pauta aos dirigentes do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os pontos colocados foram a questão da flexibilização do processo de registo dos agrotóxicos e melhor entendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Antoninho reafirmou que a CONTAG tem uma luta histórica na defesa do meio ambiente e reclamou que os agricultores familiares e assentados da reforma agrária sofrem com o que ele denominou “diminuição e políticas públicas para o campo”. Rovaris salientou aos membros do MMA que o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário aumenta a tensão no campo e causa desorganização da política agrícola e agrária na agricultura familiar.

Sobre o PL 6299/2002, a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, afirmou: "Ser um absurdo, a tentativa de flexibilizarem o processo de registro dos agrotóxicos, retirando as competências do Ministério do Meio Ambiente e da Anvisa." A secretária destacou que o MMA deve destacar mais atenção à tramitação desse Projeto de Lei junto ao Legislativo. Os dirigentes da CONTAG receberam a garantia dos técnicos do MMA e do representante do ministro, Sr. Jair Tannus, que o órgão está ao lado dos trabalhadores na defesa de alimentos mais saudáveis e ambiente preservado, se referindo à questão do Agrotóxico.

Para Rosmarí Malheiros, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), reafirmou que as atividades da agricultura familiar são de baixo impacto ambiental, o que tem amparo legal, inclusive, nas Resoluções do Conama. Os técnicos do MMA informaram que tratam o cadastro como uma importante ferramenta, que segundo eles é para proteger também a agricultura familiar. A coordenadora de qualidade ambiental e resíduos, Letícia Carvalho, disse que o CAR tem duração longa, e que no dia 31 de maio - prazo final para o cadastramento – é o prazo para receber os benefícios garantidos nas normas para o cadastramento. “O CAR continua aberto e pode ser acessado e modificado a qualquer momento pelos agricultores”, disse a coordenadora do MMA.

Os representantes do Piauí solicitaram aos técnicos do MMA que as informações sobre o CAR sejam mais explícitas, inclusive sendo mais didáticos na publicação da função e prazos do Cadastro.

No encerramento da audiência, a coordenadora de qualidade ambiental e resíduos, Letícia Carvalho, informou que o próximo passo é um encontro do ministro do Meio Ambiente com a Direção da CONTAG para tratar da pauta geral do MSTTR. Enquanto a audiência acontecia, os trabalhadores e agricultores e agricultoras familiares, estavam na manifestação da Esplanada dos Ministérios, fazendo o encerramento do 5º ENAFOR e da Semana de MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR. FONTE: Luiz Henrique Parahyba



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico