Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
CONTAG destaca relevância das PICS na consolidação do PADRSS em abertura de Seminário Nacional
WhatsApp

29 de Setembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
saúde

Durante a abertura da primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), nesta quarta-feira (29 de setembro), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), reforçou a importância das PICS na consolidação do projeto político defendido pelo Sistema Confederativo CONTAG.

“Nós, do Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG), temos protagonizado a luta por um desenvolvimento rural que seja sustentável e solidário. É importante afirmar que o nosso projeto político (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário) inclui a luta em defesa da Saúde Pública e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), visando assegurar o direito e a universalização do acesso aos serviços em Saúde de boa qualidade para todas as pessoas que vivem e trabalham no campo, nas águas e nas florestas. E as práticas integrativas já fazem parte do modo de vida dessas pessoas que vivem no meio rural, sendo fundamentais para a Agricultura Familiar. Portanto, as PICS são essenciais na consolidação do nosso projeto político e na garantia de vida digna para os povos do campo”, ressaltou na abertura do Seminário, a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), nos dias 29 e 30, o Seminário trata de temas como a Legislação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a implantação de PICs nos estados.

Na noite deste primeiro dia do Seminário, a CONTAG também esteve presente no debate “15 anos de PICS: Promoção da Saúde e Autocuidado no SUS”.

“Por compreender a importância das PICS, a CONTAG criou e está ampliando a partir de uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, onde foram formados(as) 84 multiplicadores(as) e elaborados 19 planos de ação em PICS a serem implantados em 19 estados do Brasil. Os 84 multiplicadores(as) criaram as bases para a constituição de uma rede nacional de práticas integrativas e complementares em Saúde. Nesse sentido, temos feito o embate em defesa das PICS dentro do CNS e na Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CNS, onde a nossa Confederação tem assento. E temos também trazido fortemente a defesa das PICS, na Marcha das Margaridas, ação estratégica realizada pela CONTAG em parceria com várias organizações”, frisou no debate, o assessor da CONTAG, Antônio Lacerda Souto.

A mesa temática “15 anos de PICS: Promoção da Saúde e Autocuidado no SUS” foi coordenada pela assistente da CONTAG e educadora popular da ENFOC, Cláudia Maria.

Na quinta (30) às 19h, a agricultora familiar e educadora popular da ENFOC, Josefa Ataides, relatará sua experiência com ervas medicinais e a importância da agroecologia.

O Seminário Nacional sobre as (PICS) reúne representantes de organizações populares, pesquisadores, especialistas em diferentes práticas integrativas, representações de conselhos profissionais, comunidades de PICS, ativistas dessas práticas e da educação popular em saúde, além de gestores e referências técnicas na implantação da política.

Sobre as PICS

Institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, a partir de práticas, como a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração das pessoas com a sociedade e o meio que as cercam. Alguns exemplos de PICS são: acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, dança circular, meditação, cromoterapia, terapia de florais, entre outras.

▶ Assista a abertura e o 1º dia do Seminário AQUI

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico