Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOTA OFICIAL
Contag defende aprovação da Medida Provisória 410
WhatsApp

31 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
nota oficial

Diante das acusações de que a Medida Provisória 410/2007 flexibiliza as relações de trabalho no campo, a Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) esclarece que, ao contrário dessas denúncias, a MP amplia os direitos dos assalariados e assalariadas rurais. No entendimento da CONTAG, as críticas são pontuais, não fazendo uma análise do conjunto da MP.

Resultado de negociações estabelecidas entre a Contag e o Ministério da Previdência Social desde o Grito da Terra Brasil/2007, a Medida Provisória nº 410 cria novos mecanismos de acesso dos assalariados e assalariadas rurais à previdência e amplia a incidência dos direitos trabalhistas dos assalariados rurais.

Hoje, existem no campo brasileiro 3.334.975 assalariados e assalariadas rurais sem Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada. Apesar de todos os esforços realizados pela fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, pouca coisa tem mudado neste quadro, permanecendo estes trabalhadores excluídos da Previdência Social.

A Contag defende a MP 410/07 porque ela não abriu mão de nenhum direito trabalhista. Ela prevê, claramente, que o contrato só é válido, no caso do empregador pessoa física efetuar o recolhimento das contribuições previdenciárias e o FGTS do trabalhador. Assim, para fiscalizar o cumprimento das regras da contratação basta verificar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) apresentada pelo empregador. Sem o recolhimento das contribuições, nem o contrato assinado, nem o recibo são válidos para comprovar o contrato por curto período.

A MP, na verdade, amplia os direitos trabalhistas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados, ao prever o pagamento proporcional das verbas trabalhistas (13º salário, férias, etc), dia a dia. Hoje, só recebem esses direitos os trabalhadores com mais de 15 dias no emprego.

Na área da Previdência Social, a MP amplia e regulamenta os instrumentos de comprovação do vínculo trabalhista e estabelece um período de transição que irá permitir aos assalariados rurais o acesso aos seus benefícios, levando em consideração as dificuldades encontradas por este público no tocante à documentação e comprovação da relação de emprego. Assim, até 2010 será permitida a aposentadoria por idade com base na comprovação do exercício profissional, a contagem triplicada do tempo de serviço de 2010 até 2015 e em dobro de 2015 até 2020.

Por essas razões, a CONTAG defende a aprovação pelo Congresso da MP 410. Espera, também, que os críticos da medida não se limitem a atacá-la, mas apontem alternativas concretas para a solução dos problemas enfrentados pelos assalariados e assalariadas rurais no acesso aos seus direitos sociais. Do contrário, estarão apenas contribuindo para a exclusão social desses milhões de trabalhadores e para a perpetuação das enormes injustiças que permeiam o campo brasileiro.

A Direção



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico