O sentimento de vitória deu a tônica ao ato de encerramento do Grito da Terra Brasil 2008 nesta quarta-feira (14). Os resultados oficiais da negociação com o governo federal foram transmitidos aos manifestantes pelo presidente da Contag, Manoel dos Santos, e pelos ministros Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário.
Manoel dos Santos avaliou que as conquistas só foram possíveis em razão da mobilização dos dirigentes das Fetags e do comparecimento massivo dos trabalhadores e Trabalhadoras rurais a Brasília. Ele também parabenizou o governo federal pela postura no processo de negociação: "Nós conseguimos estabelecer uma discussão madura e garantir um fluxo de comunicação permanente".
A secretária de Formação e Organização Sindical da Contag, Raimunda de Macenas, destacou a garra e a disciplina dos manifestantes do Grito da Terra Brasil. "A atuação da direção da Contag foi importante no processo das negociações, mas a força determinante foi, sem dúvida, o entusiasmo das lideranças sindicais que participaram da nossa jornada de luta", afirmou Raimundinha.
Os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País que participaram da vigília de encerramento do Grito da Terra também receberam o apoio de diversos parlamentares como as senadoras Fatima Cleide (PT/RO), Patrícia Saboya (PSB/CE) e Serys Slhessarenko (PT/MT); os deputados Assis do Couto (PT/PR), Anselmo (PT/RO), Reginaldo Lopes (PT/MG), Fátima Bezerra (PT/RN), entre outros. FONTE: Ronaldo de Moura