Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
CONTAG apoia ato em defesa da saúde pública brasileira
WhatsApp

09 de Abril de 2013



TEMAS RELACIONADOS:
saúde

O governo federal vem diminuindo os gastos com a saúde pública com o passar dos anos. Em 1995, repassou 11,72% da receita corrente bruta da União. Já em 2011, o percentual repassado foi de 7,3%. Para reivindicar a garantia de repasse de 10% da receita da União para o setor, será realizado o Ato em Defesa da Saúde Pública no próximo dia 10 de abril, quarta-feira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, o gasto médio público, relacionado ao percentual do PIB dos países, girou em torno de 5,5%. No Brasil, esse índice foi de apenas 3,7%. Por esse e outros motivos é que o Movimento Saúde + 10 precisa reunir esforços da sociedade para atingir 1,5 milhão de assinaturas e assegurar o repasse de 10% para a saúde pública. Esses 10% significam que teremos cerca de R$ 43 bilhões a mais investidos na saúde pública e no fortalecimento do SUS nos estados e municípios.

Além de tratar do financiamento para o SUS, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) incluirá na agenda política com parlamentares federais o projeto de lei do deputado Osmar Terra (PMDB/RS), previsto para ser votado em regime de urgência. O PL trata da autorização da internação compulsória via judicial para usuários de crack, tirando da política de saúde a responsabilidade do cuidado e tratando os direitos humanos dos dependentes químicos dentro da política. Para o CNS, o problema é grave, mas requer ações integradas por parte do governo e da sociedade.

A CONTAG é uma das entidades apoiadoras do Movimento Saúde + 10 e do ato que acontecerá nessa semana. Segundo o secretário de Políticas Sociais da Confederação, José Wilson, está confirmada a participação de centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais na mobilização. O dirigente destaca a importância da ação que ocorrerá na próxima quarta-feira para fortalecer o papel do Estado brasileiro na consolidação do SUS, de modo a melhorar a estruturação da rede pública de saúde e a oferta de serviços para a população, bem como implementar uma política de valorização dos profissionais da saúde pública brasileira. “Apesar do direito à saúde pública ser um princípio constitucional e integrar acordos internacionais firmados pelo Brasil em defesa dos direitos humanos, e apesar dos 25 anos de construção do SUS, o acesso às ações e serviços prestados à população, sobretudo nos municípios de pequeno porte, ainda é muito precário.”

José Wilson comenta ainda que é gritante a necessidade de humanização nos serviços de saúde; a interiorização dos profissionais de saúde; priorização das ações de promoção e vigilância à saúde; construção, ampliação e aquisição de equipamentos para atendimento especializado. “Essas são algumas das ações que precisam ser feitas e, para tanto, é necessário mais investimento no setor público. É por isso que a CONTAG defende a destinação de 10% da receita bruta da União para a saúde pública brasileira”, defende o secretário.”

A concentração dos participantes do Ato em Defesa da Saúde Pública acontecerá às 9 horas, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. A caminhada está prevista para às 10 horas, passando pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde ocorrerá um ato às 11 horas. Em seguida, de 12 horas às 15 horas, terá uma articulação com parlamentares.

O ato é promovido pelo CNS e por entidades nacionais como a CONTAG, CNBB, UNE, centrais sindicais, os Conselhos Federais de Medicina, de Psicologia, de Farmácia, dentre outros. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico