Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BIOCOMBUSTÍVEL
Contag amplia parceria com Brasil Ecodiesel
WhatsApp

10 de Agosto de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
biocombustível

Representantes de Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) do Centro-Oeste e Sudeste assinaram na tarde desta quinta-feira (9), na Contag, em Brasília, o acordo de cooperação com a Brasil Ecodiesel para o cultivo de oleaginosas para a produção de biocombustível. A parceria beneficiará agricultores e agricultoras familiares dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e São Paulo.

Para o presidente da Contag, Manoel dos Santos, é preciso avançar em parcerias como esta, mas com muita prudência para que algumas empresas não se beneficiem somente com a isenção dos impostos e esqueçam o compromisso com a agricultura familiar. "Não basta apenas produzir energia limpa para o meio ambiente, mas é preciso ser energia limpa e socialmente justa do ponto de vista das relações entre o capital e o trabalho", pondera.

Segundo o secretário de PolíticaAgrícola da Contag, Antoninho Rovaris, 12 estados estão integrados com a parceria de desenvolvimento de oleaginosas para o biodiesel, o que representa, atualmente, em torno de 70 mil contratos com agricultores vinculados as Fetags. "Entendemos que é uma experiência interessante para o movimento sindical que antes não tinha nenhum processo de adesão nesse sentido, embora tenham muitos gargalos". Segundo ele, é preciso melhorar a assistência técnica e a logística da produção para a safra 2007/2008 nas empresas que possuem o selo combustível social.

Rovaris explica que a expectativa é que tenha créditos, seguro, sementes e zoneamento adequados para atingir 150 mil famílias trabalhando com oleaginosas para o biodiesel. No Distrito Federal, sete mil famílias de assentados e agricultores familiares estão inseridas como fornecedores de matéria-prima. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal e Entorno (Fetadef), João Ribeiro, serão cinco hectares de terra por família. "Nós da federação somos incentivadores e fiscalizadores do compromisso da compra de tudo que for produzido como está previsto em contrato com a empresa", assegura.

Em Mato Grosso a expectativa é de 15 mil famílias e, no Mato Grosso do Sul cerca de 30 mil estão aptas a entrar no processo de fornecimento de matéria-prima para o biodiesel. A assinatura do convênio também contou com a presença do coordenador do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos., e dos demais representantes das federações.

Parceria - Atualmente, segundo o presidente da Brasil Ecodiesel, Nelson Silveira, existem 67 mil contratos com agricultores e a meta é chegar a 100 mil até dezembro deste ano. A parceria funciona com contratos individuais e a empresa se compromete com o fornecimento de sementes oleaginosas, assistência técnica e a compra dessa matéria-prima. Em contra partida, ela tem isenção de impostos, que é maior no semi-árido nordestino. Segundo Silveira, 80% da produção é do Nordeste. Fonte: Vanessa Montenegro Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico