Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
CONTAG afirma as mobilizações, lutas e a unidade para fortalecer a pauta da reforma agrária e fazer a disputa contra o latifúndio e o agronegócio
WhatsApp

01 de Janeiro de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

A Secretaria de Política Agrária da CONTAG avalia que há um aprofundamento do modelo capitalista no campo, com o avanço do agronegócio baseado na grande propriedade que produz monocultura para exportação com o uso intensivo de agrotóxicos e exploração da força de trabalho. Em paralelo, há um enfraquecimento da ação de reforma agrária no governo, com o baixo número de famílias assentadas e o reduzido investimento no desenvolvimento dos projetos de assentamento.

Esta conjugação de fatores acirra a violência e impõe mais dificuldades nas condições de vida e trabalho no campo, pela concentração e estrangeirização das terras, expulsão e desterritorialização de povos e populações tradicionais, degradação ambiental e maior exploração do trabalho.

Para se contrapor a esta conjuntura, a Secretaria de Política Agrária buscou aprofundar as lutas e mobilizações junto às FETAGs e Sindicatos, visando conquistar políticas públicas e fortalecer as ações de pressão na disputa contra o latifúndio e o agronegócio. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas no atendimento às reivindicações, algumas vitórias precisam ser reconhecidas, a exemplo do avanço nas negociações com o Incra sobre o direito à terra para a juventude, 3ª idade e assalariados(as) rurais; renegociação das dívidas dos beneficiários dos programas Banco da Terra, Cédula da Terra e Crédito Fundiário; e aprimoramento nas condições do PNCF”, afirmou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Willian Clementino.



Uma das ações de destaque deste ano foi a realização do Encontro Nacional Unitário dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, que envolveu os principais movimentos sociais que lutam pela reforma agrária. “Este encontro teve uma participação importante da CONTAG e revelou a maturidade e capacidade organizativa das organizações de construírem a unidade dentro da diversidade, como forma de enfrentar, com autonomia e independência, os problemas comuns que afetam o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras”, avaliou o dirigente.

O Encontro Unitário, que reuniu 10 mil participantes de todo o Brasil, reproduziu o espírito de unidade e luta que esteve presente no 1º Congresso Camponês realizado há 51 anos. Comprovando que a mobilização unitária é uma estratégia fundamental para garantir conquistas, foi a partir do Encontro Unitário que o governo editou os primeiros Decretos de desapropriação de áreas para a reforma agrária no ano, lançou a Política Nacional de Agroecologia e retomou as negociações da pauta específica dos assalariados(as) rurais.

Este processo de unidade vem sendo ampliado e já foram realizados encontros envolvendo todas as organizações em Pernambuco e Mato Grosso, além de reuniões conjuntas em vários locais.



FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico