Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GARANTIA-SAFRA
CONTAG, FETAPE e MDA negociam liberação de seguro para agricultores de PE
WhatsApp

18 de Janeiro de 2012



TEMAS RELACIONADOS:
garantia-safra

Nesta quarta-feira (18), foi realizada audiência no gabinete do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, para tratar do problema enfrentado pelos agricultores e agricultoras familiares de vários municípios pernambucanos que não foram contemplados pelo Programa Garantia-Safra.

Participaram da reunião o presidente da CONTAG, Alberto Broch; o secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos; o deputado estadual Manoel dos Santos (PT-PE); o prefeito de Flores, Marconi Santana; o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota; o vice-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque; e o secretário executivo da Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos. Além do presidente da FETAPE, Doriel Barros; os secretários de Meio Ambiente, Antonio Francisco; de jovens, Adriana Nascimento; e de Política Agrícola, Israel Crispim Ramos; a diretora do STTR de Afogados da Ingazeira, Dora Santos; da diretora do STTR de Serra Talhada, Rosimery Beatriz; o representante do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Josenildo Feliciano Martins; e o representante da CUT-PE, Antonio Belarmino.

Nos últimos dias aconteceram algumas manifestações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Sertão do Araripe e do Sertão Central para cobrar do governo federal um posicionamento sobre o pagamento do Garantia-Safra 2010/2011 para vários municípios. Segundo Aristides Santos, existe uma grande expectativa por parte dos agricultores(as) que aderiram ao programa de que já estariam recebendo o benefício porque houve perdas consideráveis nesta safra. Mas, conforme explicação da equipe do MDA, o pagamento não foi liberado porque os laudos enviados pelas prefeituras de vários municípios apresentam números que não preenchem os critérios de aplicabilidade do programa.

Divergência – Tomando como base a divergência de dados sobre a colheita nessas regiões, entre os laudos enviados pelas prefeituras e os apresentados pelo IPA, o ministro apresentou algumas alternativas para buscar uma solução para esse caso. As prefeituras que julgarem que o laudo enviado apresenta informações conflitantes devem solicitar a revisão do mesmo. Em um segundo momento, o Comitê Gestor irá analisar a documentação enviada pelos municípios e fará uma consulta à Advocacia Geral da União, que decidirá se libera ou não o recurso.

Para Santos, o debate foi complexo, principalmente, porque o programa exige alguns procedimentos. “O grande problema é que os laudos enviados não contemplaram as perdas de safra dos municípios. Mas, os encaminhamentos dão conta de que há possibilidade de vários desses, que não conseguiram acessar o Garantia-Safra, possam vir a acessar”, avalia.

“Esse tema não é fácil, tem uma legislação que impede algumas mudanças mais práticas. A verdade é que tem um povo que está sofrendo. A avaliação que faço é que o encaminhamento do ministro foi o único encontrado, dentro do possível, para resolver essa questão”, afirma o presidente Alberto Broch.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem o objetivo de garantir condições de sobrevivência aos agricultores(a) familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra por falta ou excesso de chuva, na região do Semiárido Brasileiro. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico