Nos dias 5 de junho, na cidade de Buquim e no dia 6, na cidade de Nossa Senhora Aparecida, ambas no interior do estado de Sergipe, começou o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros. As aulas inaugurais de lançamento contaram com a presença de representantes das prefeituras municipais, das associações de moradores e de empresas como a Deagro, especializada em assistência técnica. No mesmo dia, os participantes do Consórcio saíram em caminhada pela cidade e fizeram um mutirão para plantar mudas de árvores nas praças centrais, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente.
"A juventude rural necessita de capacitação, deve poder desenvolver seu próprio negócio", defendeu o coordenador de jovens da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado de Sergipe (Fetase), Lúcio Marcos. Ele disse ainda que o Consórcio funciona como porta de entrada para que o jovem possa acessar programas do governo como o Pronaf ou Nossa Primeira Terra. "Ele é capacitado, se insere no mercado regional e aplica seu conhecimento no próprio município, trazendo assim melhorias para toda população", explicou.
Jovens atendidos pelo Consórcio no ano passado, em Sergipe, se uniram, criaram uma associação de jovens e, em parceria com outra associação chamada Ampla, conseguiram financiamento do Banco Mundial para capacitar mais 20 jovens na comunidade em que vivem. "A principal demanda da juventude rural sergipana é por oportunidade. Quando tem, ele prova que é capaz de se desenvolver e mudar a comunidade onde vive", disse Lúcio Marcos.
No Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, os jovens têm aulas de cidadania e conhecem um pouco mais sobre o trabalho dos sindicatos nos municípios. "Antes, os jovens achavam que sindicato era coisa de aposentado. Hoje eles estão mudando a cara do movimento social dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e levantando nossas bandeiras de lutas", destacou o dirigente da Fetase . As aulas duram quatro meses. Este ano 180 jovens serão capacitados no estado. O Consórcio da Juventude Rural é uma parceria entre Contag e Ministério do Trabalho e Emprego, e se insere dentro do programa Primeiro Emprego.
Fonte: Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias