O Conselho Nacional de Saúde, vinculado ao ministério, aprovou nesta sexta-feira (1º) a criação da Política Nacional de Saúde para a População do Campo e da Floresta. Após a aprovação, o texto segue agora para a apreciação do grupo tripartite que tem representantes dos governos federal, estaduais e municipais engajados no segmento. O encontro será no dia 28 de agosto.
Na opinião da secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, a participação ativa do movimento sindical nas discussões com os conselhos foi decisiva para a aprovação imediata do texto. Segundo ela, este é um momento histórico para os povos do campo e da floresta. "Para nós, agricultores familiares, por exemplo, é muito importante essa conquista porque pautamos essa demanda no GTB e logo depois, em junho, o tema foi incluído na pauta do Conselho Nacional de Saúde. Agora, a proposta foi aprovada", afirma.
A elaboração e implementação de uma política de saúde para a população do campo e da floresta foram prometidas pelo presidente Lula durante a Marcha das Margaridas, em agosto passado. FONTE: Danielle Santos