Os sócios e sócias dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) agora contam com um grande incentivo para permanecerem associados(as) e em dia com a sua contribuição mensal. A partir da próxima semana, o sistema confederativo CONTAG começará a estruturar os instrumentos de operacionalização do Fundo de Amparo Social, que é, basicamente, uma forma de apoio financeiro aos familiares de sócios(as) que venham a falecer. Não se trata de uma assistência funeral e nem de seguro de vida.
“Pensamos no Fundo de Amparo Social como uma forma de garantir certa segurança aos familiares em momentos de grande dificuldade, como é o caso de uma morte na família. Fica assegurado à família do(a) associado(a) que esteja em dia com a sua mensalidade, quando este falecer, o valor de R$ 1.100,00. Na maioria das vezes, as famílias estão desprevenidas em um momento como esse e precisam recorrer a empréstimos a juros altos”, explica o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto. Não terá nenhum custo para o associado ou associada e nem será exigida carência. Esse é um direito assegurado a todos os(as) sindicalizados(as), que estão em dia com o Sindicato.
Para acessar, o(a) familiar precisa ir ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município, levar a Certidão de Óbito e documento de identificação do sócio ou sócia falecido(a) e um documento que comprove o parentesco. “É importante já informar que não será preciso apresentar nota fiscal ou comprovante de despesa com o funeral ou enterro. O valor de R$ 1.100,00 será depositada em uma conta bancária indicada pela família, que poderá ser usado da forma como achar melhor, pois esse é um benefício que estamos assegurando a todos os(as) sindicalizados”, enfatiza Juraci.
O dirigente reforça a importância de todas as Federações e Sindicatos aderirem ao Plano Sustentar e ao Fundo de Amparo Social para que os sócios e sócias de todo o País tenham direito a esse apoio financeiro. “É preciso que as Federações façam um debate sobre o Fundo no seu Conselho Deliberativo e, em seguida, que os Sindicatos façam uma assembleia com os associados e associadas para aprovar a adesão. Sendo aprovado, automaticamente, serão beneficiados todos os associados e associadas em dia”, explica o dirigente. Até o momento, 22 Federações já aderiram, somando um total de beneficiários superior a 138 mil sócios(as).
Para tratar dessa nova fase, da estruturação do sistema e de todos os instrumentos indispensáveis para o início da operacionalização do Fundo, a CONTAG reuniu-se na semana passada com as Federações que já fizeram a adesão e foi instituído o Conselho Gestor, que junto com a CONTAG fará a gestão do Fundo. Segundo Juraci, os preparativos estão avançando e, se tudo correr como o planejado, ainda este ano o Fundo de Amparo Social já começará a ser operacionalizado.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi