Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BAHIA
Conselho da Fetag aprova previsão orçamentária e ratifica rompimento político com deputado
WhatsApp

28 de Novembro de 2011



TEMAS RELACIONADOS:
bahia

Cerca de duzentos delegados representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais aprovaram a previsão orçamentária 2012 da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, na manhã desta quinta-feira, 24, na Assembléia Geral Ordinária do Conselho de Representantes, no Auditório do Teatro Salesiano, em Salvador, e ratificaram uma Nota Oficial da entidade rompendo politicamente com o deputado federal, Edson Pimenta, ex-presidente da Federação.

A mesa de abertura contou com a presença de diretores da Fetag e convidados. O presidente Cláudio Bastou abriu a assembléia com boas vindas aos delegados e observadores dos Sindicatos filiados, dando início ao ato político de abertura com pronunciamentos de Nilo Ramos, coordenador de Reforma Agrária da Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA, da Secretaria Estadual de Agricultura, deputado estadual, Jean Fabrício e Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia.

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Regional Bahia, fez uma análise da crise do capitalismo, da crise alimentar no mundo e da importância do fortalecimento da agricultura familiar; da ascensão do movimento sindical e do momento político no País com a eleição de Dilma Rousseff, mas da necessidade de se avançar efetivamente a reforma agrária no país. “Precisamos eleger ano que vem vereadores e prefeitos representantes dos trabalhadores, meter a mão na massa, assumir que temos lado e fazer a luta política.”

Araújo criticou a grande imprensa e a onda de denuncismo que tenta desestabilizar o projeto político nacional que começou com Lula e a criminalização dos movimentos sociais; defendeu a democratização da comunicação, o direito dos trabalhadores terem veículos próprios que possam divulgar suas propostas e combater as idéias burguesas.

Aprovada O secretário de Finanças e Administração da Fetag, José Antônio da Silva, Zé de Doutor, coordenou o primeiro ponto de pauta da Assembléia - Previsão Orçamentária para o exercício 2012, defendendo a sustentabilidade financeira do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR. O contador da Entidade, Marino Marinho, fez a apresentação da proposta que prevê o investimento de valores para todas as áreas da Fetag no orçamento financeiro do ano seguinte. Por unanimidade a previsão foi aprovada. O caminho é a luta No segundo ponto da assembléia – o que ocorrer, o presidente Cláudio Bastos apresentou o balanço do primeiro ano da gestão 2010/2014, entregue impresso e em CD para os delegados, destacando a participação da delegação baiana no Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas e dos avanços políticos para os agricultores familiares gerados com o Grito da Terra Bahia.

Bastos falou da necessidade da unidade dos trabalhadores rurais e da luta bem travada no ano de 2012, para garantir os avanços necessários com políticas públicas no campo, a agilização da titularização das terras em nosso estado, créditos, incentivos aos agricultores inadimplentes, etc. Rompimento político O presidente foi firme ao combater a onda de calunias e denuncismo contra a Direção da Fetag, funcionários e assessores, que vem sendo orquestrada na Internet, através de e-mails apócrifos de uma suposta oposição, contendo inverdades; bem como a decepção política da Direção com relação ao deputado federal, Edson Pimenta, ex-presidente da Federação eleito com apoio da categoria.

O texto de uma Nota Oficial, já aprovada pela Direção, foi lido e ratificado por unanimidade pelos delegados presentes. Cláudio Bastos foi solidário aos funcionários, defendeu suas trajetórias leais como trabalhadores da Fetag e recebeu apoio de diversas lideranças sindicais que se prontificaram a assinar a nota. Luz para todos e habitação rural A assembléia foi encerrada com as exposições do representante da Fetag no Comitê Gestor do Programa Luz Para todos, Marcelo Barreto, e do engenheiro civil da Fetag, Airton Ferraz, sobre o Programa Nacional de Habitação Rural FONTE: Kardé Mourão - Assessora de Comunicação da Fetag Bahia



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico