Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
50 ANOS DA CONTAG
Conheça essa trajetória: A luta da CONTAG durante a ditadura
WhatsApp

14 de Novembro de 2013


Arquivo CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
50 anos da contag

Durante o período da ditadura militar, instalada no país pelo golpe de 31/03/1964, o Brasil atravessou um período de ausência de liberdades democráticas e de perseguição às entidades e lideranças populares. A CONTAG foi uma delas. Já em abril de 1964, o governo militar interveio na entidade, afastando e prendendo vários integrantes da diretoria eleita, forçando o seu presidente, Lyndolpho Silva, a se exilar fora do país. Em seu lugar, foi nomeado interventor o então presidente da Federação de São Paulo, José Rotta.

O período foi marcado por violenta repressão contra a luta por terras e reivindicações dos assalariados(as) rurais por melhores salários e condições de trabalho. A política agrícola estava voltada exclusivamente para os interesses dos grandes proprietários, o que favorecia o êxodo rural.

Em 1967, José Francisco da Silva derrotou José Rotta por apenas um voto de diferença, vencendo as eleições para a diretoria da CONTAG. No ano seguinte, ele convocou um encontro com todas as federações, no qual elaboraram um Plano de Integração Nacional (PIN). A bandeira eleita como central foi a da Reforma Agrária.

A CONTAG assumiu uma posição de defesa das liberdades democráticas, de crítica às ações do governo no campo e contra a intervenção nas entidades sindicais, utilizando o lema “Sindicalismo Autêntico é Sindicalismo Livre”. Foram conquistadas vitórias importantes, como o assentamento de milhares de famílias e o estabelecimento de negociações coletivas de trabalho no Nordeste e no Sudeste, assegurando a recomposição salarial para os assalariados(as) rurais frente à inflação.

A necessidade de ampliar a organização dos trabalhadores(as) nos municípios e constituir sindicatos era uma das demandas do movimento naquele período. Um dos instrumentos para acelerar o processo de organização e politização da categoria foi a revista O Trabalhador Rural, lançada durante os “anos duros” do regime militar, 1968 e 1969, e que levava as ideias e propostas da CONTAG às federações e sindicatos de todo o país.

Foi implementado um grande processo de formação sindical investindo fortemente na formação de lideranças por meio de cursos sobre a realidade brasileira, legislação trabalhista, cooperativismo agrícola e organização sindical. A CONTAG realizou um intenso trabalho de conscientização dos trabalhadores(as) rurais sobre os seus direitos, qualificando-os para a luta cotidiana.

Em 1979, durante a abertura do 3º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais, José Francisco demonstrou que entre 1969 e 1979 o número de federações havia aumentado de 19 para 21, o de sindicatos de 1.500 para 2.775 e o de associados de 2,5 milhões para mais de 5 milhões.

A CONTAG estava consolidada como uma instituição forte, democrática e de luta, na qual todas as correntes de pensamento podiam se expressar para contribuir com um movimento sindical combativo, justo e inclusivo. FONTE: Arquivo CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico