Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
50 ANOS DA CONTAG
Emoção, música e muita história para comemorar os 50 anos da CONTAG
WhatsApp

21 de Novembro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
50 anos da contag

O auditório Margarida Alves vibrava com a expectativa que antecede qualquer festa. Ex-dirigentes, assessores e diversas pessoas que fizeram parte da trajetória do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) reencontravam-se para compartilhar relatos, causos e memórias dos principais momentos dos 50 anos de luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura.

A primeira parte da comemoração dessa data tão significativa foi uma roda de conversa na qual ex-dirigentes da instituição recontavam fatos e remontavam o grande mosaico da história da CONTAG. A roda foi mediada pela educadora popular Socorro Silva, que iniciou o encontro recitando um poema de Patativa do Assaré, O poeta da Roça.

O atual presidente da CONTAG, Alberto Broch, deu as boas vindas aos presentes afirmando que ali estavam representados milhares de mentes e corações responsáveis pela existência de um movimento que sempre soube conviver com uma grande diversidade de ideias, origens e culturas. Para Francisco Urbano, ex-presidente da instituição, a luta pela Reforma Agrária foi o que sempre uniu os trabalhadores(as) de todo o país. “A CONTAG foi fundada em 22 de dezembro de 1963 e menos de seis meses depois foi tomada pelos militares. Mas nossa crença nos ideais da Reforma Agrária era tão forte que permanecemos unidos e nos fortalecemos”, lembrou ele.

O papel da Igreja Católica e do Partido Comunista foi um tema bastante citado por boa parte dos ex-dirigentes, pois muitos deles foram apresentados aos grandes temas de luta e de conscientização política por integrantes da igreja ou do “partidão”, ainda na década de 50. Outro assunto que ganhou destaque foi a participação das mulheres no movimento sindical. A primeira mulher a participar da diretoria da CONTAG, como suplente, Gedalva Fonseca, contou sua trajetória no movimento com muito carisma e não hesitou em afirmar: “Enfrentei muito machismo para abrir caminho na luta pelos direitos não apenas das mulheres, mas de todos os trabalhadores brasileiros”. Muitas músicas e descontração marcaram essa etapa da roda de conversas.

A ex-secretária de Mulheres da CONTAG Raimundinha de Mascena também lembrou das dificuldades enfrentadas para ver a voz das mulheres ouvida dentro da instituição. “Acho que já briguei com todos os homens que trabalharam na CONTAG, mas tenho a certeza do dever cumprido depois de, junto com uma excelente assessoria, preparar o caminho da Marcha das Margaridas”. A ex-secretária de Jovens Rurais Elenice Anastácio também teve uma participação memorável ao recontar sua história pessoal de luta por educação e introdução no movimento sindical. Para ela, o reconhecimento da capacidade dos jovens para lutar pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras é fundamental para o futuro do MSTTR.

Um ato simbólico marcou o fim do encontro. A atual diretoria da CONTAG plantou uma muda de pau-brasil no terreno da entidade, em um local onde será construída uma praça dedicada aos mártires da luta dos trabalhadores(as) rurais.

FONTE: Imprensa CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico