Durante a realização do 5º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas, agricultores e agricultoras familiares, dirigentes sindicais de vários municípios do estado de Alagoas, discutem e firmam o nome do companheiro Genivaldo Oliveira a pré-candidato a deputado estadual para as eleições de 2018.
Genivaldo Oliveira é agricultor familiar, natural do município de Arapiraca, agreste Alagoano e com muito trabalho, honestidade e compromisso presidiu a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, durante 02 (dois) mandatos.
A FETAG/AL com mais de 100 sindicatos filiados e com 54 anos de história, ao longo desses anos tem desenvolvido um grande trabalho em prol da classe trabalhadora rural e como resultado disso, foram realizadas grandes ações: Programa Nacional de Habitação Rural que levou a condição moradia digna as comunidades rurais, Programa Nacional de Alimentação escolar que permite ao agricultor comercializar seus produtos para as escolas, conquistas que mudaram a qualidade de vida das pessoas no campo, e que demonstram a importância da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável para a sociedade.
Durante a semana passada a FETAG/AL, realizou seu 5º CETTR, com a presença de mais de 207 de trabalhadores(as) rurais e agricultores e agricultoras familiares rurais, além de convidados como, deputado federal Paulão, pelo PT. O congresso que iniciou dia 09 de janeiro de 2018 e durou até 11/01/2018, no Estádio Rei Pelé em Maceió/AL, teve como objetivo avaliar o desempenho do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Alagoas além de fazer um balanço das condições de vida e de trabalho do campo, e propor um conjunto de propostas para continuar possibilitando reconhecimento da agricultura familiar e dando condições com qualidade de vida para que as pessoas permaneçam no campo.
No balanço feito através de uma mesa de conjuntura politica, os delegados e delegadas reconhecem os retrocessos nas políticas públicas do campo, principalmente com a extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA. Destacam o papel protagonista da FETAG/AL com unidade junto a outros movimentos sociais na construção da resistência contra o desmonte.
E reafirmam a necessidade de ter uma voz do campo na Assembleia Legislativa, com a possibilidade do nome do companheiro Genivaldo Oliveira pelo seu reconhecimento no estado e pelo grande trabalho que o companheiro representa.
Viva a Classe Trabalhadora! FONTE: FETAG/AL