Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
Conflitos agrários no Maranhão
WhatsApp

08 de Novembro de 2010

TEMAS RELACIONADOS:
violência no campo

O presidente da Fetaema, Chico Sales participou nesta sexta-feira, cinco de novembro, no auditório da OAB, de uma coletiva com a imprensa, onde foi exposto detalhes da morte do agricultor familiar, Flaviano Pinto Neto, assassinado com sete tiros, na ultima segunda feira, na cidade de São Vicente Ferrer.

Além da Fetaema, estavam presentes representantes do Ministério público, da Ordem dos Advogados, promotores, Comissão Pastoral da Terra, entre outros grupos de direitos humanos.

O primeiro a falar foi o trabalhador rural, Manoel Silva. Em depoimento emocionado, ele revelou a imprensa, as constantes ameaças que assim como o companheiro Flaviano, os trabalhadores do povoado quilombola Charco, vem sofrendo. Mencionando na sua fala, que as 90 famílias só permanecem no local, devido a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, ter entrado com uma ação judicial pedindo a permanência dos agricultores (as) no povoado.

Além do Charco, outros locais de conflitos agrários no Estado foram citados, como o do Quebra Pote, na zona rural de São Luis, Buriti Corrente em Codó, comunidades quilombolas em Alcântara, povoados de Santarém e Santana em São Luiz Gonzaga, Alto Bonito na cidade de Brejo, Arame em Alto Alegre e Cruzeiro em Palmeirândia.

Ao fazer uso da palavra, Chico Sales destacou a importância de continuar na luta para que o trabalhador(a) rural possa permanecer na sua terra, e encerrou pedindo que todos os órgãos envolvidos nas questões agrárias possam estar dando agilidade nos processos, para evitar que mais pais e mães de família sejam assassinados por “jagunços”.

No encerramento da coletiva, um dos membros da comissão da OAB, Diogo Cabral, mostrou aos presentes mais uma ordem de despejo, desta vez destinada a Comunidade Cruzeiro, na cidade de Palmeirâdia. Para tentar impedir a ação, ficou definido, que os representantes das instituições juntamente com membros da comissão da OAB, estarão indo a Palmeirândia no próximo dia 9 de novembro.

Assassinato de Flaviano Pinto Neto Flaviano Pinto Neto de 45 anos, foi assassinado na ultima segunda feira, na cidade de São Vicente de Férrer, com sete tiros a queima roupa em um estabelecimento comercial ás margens da BR 014. O trabalhador rural, era presidente da Associação do povoado quilombola Charco e durante anos, foi o grande articulador da resistência da comunidade negra contra um fazendeiro da região. Cumprindo o seu papel de incansável operador para agilização dos processos, no ano passado junto a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – Fetaema, Flaviano conseguiu impedir uma ação de despejo da comunidade por cerca de 120 policiais militares no ano passado.

Com a suspensão do despejo, os ex escravos permaneceram na comunidade, buscando o direito de posse como legítimos herdeiros da terra através de uma ação possessória.

Na semana passada, Flaviano esteve na Fetaema, sempre angustiado, buscando agilizar o processo, que acabou resultando na sua morte. FONTE: Comunicação da Fetaema



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico