A educação básica está em foco a partir de setembro. Diversos atores sociais, sindicais e governamentais ligados à educação começam a se mobilizar para a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb). Cerca de 1.300 delegados devem participar do evento, programado para abril de 2008, em Brasília.
Para participar da conferência nacional, é pré-requisito a realização da Conferência Estadual de Educação Básica, em que representantes ligados à educação vão discutir o documento-base e indicar delegados para o evento nacional. As etapas estaduais devem acontecer até dezembro deste ano.
As Secretarias e Conselhos Estaduais de Educação são responsáveis pela organização das conferências que é aberta a diversos segmentos da educação. "É importante que as Federações de Trabalhadores na Agricultura participem das conferências estaduais para assegurar a discussão de temas ligados à educação do campo e a participação de representações dos rurais na conferência nacional", orienta a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas. Representantes do movimento sindical também podem integrar a comissão estadual para organizar as conferências.
Alessandra Lunas é a representante dos movimentos sociais e sindical do campo na comissão nacional de organização da 1ª Coneb. A conferência abordará temas como os desafios da construção de um sistema nacional de articulação da educação; a construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino; democratização da gestão da qualidade social da educação; a inclusão da diversidade na educação básica; e a formação e a valorização profissional. Ao final do encontro nacional será aprovado um documento que orientará a política de educação em todo o país.
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, pondera que a conferência é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). "À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto à sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos", explica.
Mais informações:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8810Angélica Cordova
Agência Contag de Notícias