Com o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento", o Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Saúde inauguram hoje (14) a 13a Conferência Nacional de Saúde. O evento começa às 19 horas, no Pavilhão de Feiras e Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Participam 27 delegações estaduais, representantes do governo e de entidades da sociedade civil. O presidente da Contag, Manoel dos Santos, e a secretária de Políticas Sociais da casa, Alessandra Lunas, participam das discussões.
A Conferência Nacional tem como objetivo principal debater questões relacionadas à saúde pública, colocando-a como eixo central de desenvolvimento de uma política social. Os participantes vão discutir os avanços e retrocessos do Sistema Único de Saúde (SUS) e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde. Em agosto mais de quatro mil conferências municipais foram realizadas em todo o país. Em setembro e outubro, foi a vez dos estados discutirem e elegerem os delegados que estarão a partir de amanhã na capital federal.
Representantes de sindicatos e federações de trabalhadores rurais participaram dessas discussões e acompanharam todo processo de construção da conferência. No próximo sábado (17), o presidente da Contag participa da mesa redonda que trata da participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde. O evento encerra no domingo (18).
Emmanuelle Nunes