Com o tema central “Saúde do(a) Trabalhador(a): Direito de todos(as) e dever do Estado”, a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora pretende discutir a situação da saúde das categorias. O grande objetivo com essa discussão será propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a). Esta agenda, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde, foi iniciada ontem (15) e acontece até quinta-feira, dia 18 de dezembro, em Brasília.
Baseado no eixo da implementação, serão abordados sub-eixos que tratarão de desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde; fortalecimento e participação dos trabalhadores(as), comunidade e controle social nas ações de saúde; efetivação da Política nas três esferas do governo e seu financiamento nos municípios, estados e União.
A CONTAG participa da Conferência representando a categoria trabalhadora rural que, por muitas vezes, é exposta a doenças pelas atividades desempenhadas e não recebe amparo do governo. Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, “esta Conferência acontece em um momento muito adequado ao início dos preparativos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento que abordará, no próximo ano, as políticas de saúde como um todo, tendo como tema central o fortalecimento do SUS”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 4º lugar em mortes no trabalho, e a meta do órgão é reduzir a incidência dessas mortes. Para isso, a Conferência pretende aprovar propostas a serem encaminhadas ao MS para a sua efetivação.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila e Verônica Tozzi