Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
Condenados mais dois envolvidos no Massacre de Felisburgo
WhatsApp

28 de Janeiro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
violência no campo

Depois de nove anos do crime conhecido como Massacre de Felisburgo, na madrugada da última sexta-feira (24), a Justiça de Minas Gerais condenou, mais dois envolvidos na chacina. Francisco de Assis Rodrigues de Oliveira e Milton Francisco de Souza foram condenados cada um a 102 anos e seis meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e incêndio. Contudo, eles poderão recorrer em liberdade.

Em outubro de 2013, outros dois acusados foram julgados. O fazendeiro Adriano Chafik, mandante do crime, foi condenado a 115 anos de prisão, enquanto seu ex-funcionário, Washinton Agostinho, a 97 anos e seis meses. Beneficiados por liminar do STJ, ambos recorrem em liberdade das condenações por homicídio qualificado, lesão corporal, incêndio e formação de quadrilha.

O que foi o Massacre de Felisburgo: O crime ocorreu em 2004, na Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo, Vale do Jequitinhonha/ MG. Na ocasião, o acampamento Terra Prometida foi atacado. Cinco pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas. O evento também rendeu traumas físicos e psicológicos a outros acampados.

10 ANOS DA CHACINA DE UNAÍ Já nesta terça-feira, 28 de janeiro, a Chacina de Unaí completou uma década. Dos nove indiciados pelo crime, apenas três foram julgados e condenados até agora. A CONTAG reivindica, juntamente ao Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, o julgamento e condenação de todos os envolvidos no crime.

A Chacina de Unaí ocorreu na cidade de Unaí, Minas Gerais, em 28 de janeiro de 2004, quando quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados na região, durante uma fiscalização de rotina em fazendas.

A Polícia Federal afirmou ter desvendado o crime seis meses depois, com o indiciamento de envolvidos, que incluíram os irmãos Norberto e Antério Mânica, família que é uma das maiores produtoras de feijão do País. O inquérito entregue à Justiça afirmou que a motivação do crime foi o incômodo provocado pelas insistentes multas impostas pelos auditores. Nelson José da Silva seria o alvo principal. Ele já havia aplicado cerca de R$ 2 milhões em infrações à fazenda dos Mânica por descumprimento de leis trabalhistas. Ambos chegaram a ser presos, mas hoje respondem o processo em liberdade.

Também foram envolvidos os pistoleiros Erinaldo de Vasconcelos Silva (o Júnior), Rogério Alan Rocha Rios e William Gomes de Miranda; o contratante dos matadores, Francisco Élder Pinheiro (conhecido como “Chico Pinheiro”, já falecido) e os intermediários Humberto Ribeiro dos Santos, Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro.

O primeiro julgamento aconteceu nove anos depois do crime, em 31 de agosto de 2013. Três pistoleiros contratados para a matança foram julgados e culpados por um júri popular em Belo Horizonte/MG. O segundo julgamento, de outro grupo de acusados, incluindo o dos irmãos Antério e Norberto Mânica, apontados como mandantes da chacina, estava marcado para 17 de setembro, mas não aconteceu, pois a defesa dos réus quer mudar o júri de Belo Horizonte para Unaí. FONTE: Imprensa CONTAG, com informações do Blog do Sakamoto e do jornal Brasil de Fato



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico