Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLETIVOS
Comunicação e Formação realizam encontro e debatem a Política de Comunicação Integrada da CONTAG
WhatsApp

27 de Agosto de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
coletivos

Começaram nesta segunda-feira (27 de agosto) as reuniões dos Coletivos Nacionais de Comunicação e de Formação da CONTAG. Representantes de todas as Federações, entre dirigentes, jornalistas e assessores, se reúnem para debates específicos destas áreas. No caso da Comunicação, está sendo apresentada e discutida a nova Política de Comunicação de Comunicação Integrada da Confederação e socialização das experiências realizadas por setor nas FETAGs e STTRs, como a produção de seus materiais jornalísticos e publicitários. No caso da Formação, estão sendo apresentadas as últimas atividades da Secretaria de Formação e Organização Sindical, reflexões sobre seus resultados, discussões sobre a Política Nacional de Formação e o Projeto Político Pedagógico, e encaminhamentos voltados para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores(as) Rurais.

Nesta manhã, o Comitê de Comunicação da CONTAG, composto pelo presidente Alberto Broch, pela secretária de Mulheres, Carmen Foro, e pelos secretários Juraci Souto (Formação e Organização Sindical), Aristides Santos (Finanças) e David Wylkerson (Secretaria Geral), fez a abertura do evento, dando as boas vindas aos participantes e fazendo reflexões sobre a importância da comunicação para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), o que ela representa, seus novos papéis, bem como a estratégia das federações, sindicatos e confederação investirem nessa área, entre outras abordagens nesta linha.

Todos os dirigentes convergiram no discurso de que a comunicação possui um papel estratégico na disputa política em defesa do trabalhador(a) frente a esse modelo de produção que explora a mão-de-obra, expulsa agricultores do campo e impacta o meio ambiente. “A comunicação deve ser entendida pelos nossos dirigentes e assessores como uma ferramenta estratégica de luta na organização e fortalecimento do nosso movimento sindical. Estamos passando por um período de transição na nossa comunicação, onde deixamos de ter um serviço terceirizado para uma equipe e estrutura próprias. Precisamos do apoio e da contribuição das nossas federações e sindicatos para fortalecer essa proposta, que visa construir uma política integrada do nosso MSTTR”, disse Alberto Broch.

No primeiro momento, os dois Coletivos estiveram juntos conversando sobre a transversalidade da comunicação e da formação. Foi apresentado um histórico das deliberações de todos os Congressos Nacionais realizados pela CONTAG sobre essa questão e sobre qual a política de comunicação mais eficiente para o MSTTR. Após a apresentação da nova política de comunicação, aprovada no último Conselho Deliberativo da Confederação (em julho desse ano), todos deram suas opiniões e sugestões para a sua implementação e enriquecimento. No fim da tarde, os coletivos iniciaram as atividades específicas.

O Coletivo de Comunicação acontece até essa terça-feira. O de Formação, até a quarta-feira. Os secretários Natalino Cassaro (Terceira Idade) e Antoninho Rovaris (Agrícola) também participaram dos debates durante o dia. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila e Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico