Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIREITOS HUMANOS
Comitê lança nova edição do Dossiê Vidas em Luta
WhatsApp

09 de Dezembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
defensores de direitos humanos
direitos humanos
dossiê

Estudo denuncia o contexto de falta de proteção e extrema violência contra defensores de direitos humanos e as consequências diretas do governo Bolsonaro no PPDDH

Brasília - Indivíduos, comunidades ou coletivos que defendem direitos humanos no Brasil e atuam a fim de cessar as violações de direitos não estão adequadamente protegidos pelo Estado brasileiro. Esta é uma das denúncias presentes no Dossiê do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH). O lançamento da 4ª edição do dossiê “Vidas em Luta: Criminalização e violência contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil”, acontece na próxima segunda-feira (12/12), às 17h, pelo canal no Youtube do Comitê DDH, que conta com uma rede de 45 organizações. 

O estudo lançado na Semana do Dia Internacional das Pessoas Defensoras de Direitos Humanos, em 9 de dezembro, tem como marco temporal os últimos quatro anos de governo de Jair Messias Bolsonaro à frente da Presidência da República. A descontinuidade  e precarização do Programa Nacional de Proteção às Defensoras e Defensores de Direitos Humanos no Brasil (PPDDH), principal política pública brasileira para proteção de DDHs, é denunciada pelo como o maior  impacto na proteção de defensores e defensoras no Brasil

Fruto de reivindicação popular, o PPDDH foi instituído em 2004 e efetivado após assassinato da missionária Dorothy Stang, em 2005. Atualmente, sofre de descontinuidades de execução e sua ampliação é pouco significativa, aponta a pesquisa.  

No Dossiê, já disponível para consulta, o Comitê mostra a situação e o contexto das violações de direitos humanos contra defensoras e defensores de direitos humanos no país entre o período de 2019 e 2022, destrinchando as consequências diretas e indiretas do governo bolsonarista para a proteção de DDHs e no PPDDH. 

A partir do estudo de oito casos acompanhados pela organização, o Comitê Brasileiro DDH retrata como a política de austeridade do governo de Bolsonaro e o enfraquecimento de conselhos de participação popular, comprometeu todo o sistema de políticas públicas de proteção integral para DDHs, vulnerabilizando pessoas defensoras de direitos humanos em todo território nacional.

Os dados revelam como a política armamentista do governo bolsonarista e a disseminação de discursos de ódio legitimaram e incentivaram a violência contra DDHs no Brasil, no campo e nas cidades, vitimando a população indígena, quilombolas, LBGTIA+, parlamentares negras, entre outros sujeitos políticos que atuam na defesa dos direitos humanos. 

“O estudo mostra quais são os corpos físicos, rostos, vozes, peles e afetos, isto é, quem são os sujeitos políticos que, mesmo violados e em risco iminente de morte, lutam pelos direitos humanos no Brasil. Acreditamos que, mais do que números, as vozes e contextos apresentados nesta 4ª edição do dossiê demonstram as sobrevivências e o trabalho incansável de defensoras e defensores para a sociedade brasileira'', destaca Sandra Carvalho, coordenadora da Justiça Global, entidade membro do CBDDH.  


Sem verba

Desde 2016, o Comitê Brasileiro tem uma política de Fundo Emergencial para apoiar os DDHs em situação de risco. No período de 2019 a 2022, 59 defensoras e defensores de direitos humanos receberam apoio do fundo emergencial, em 52 casos acompanhados em 15 estados. 

Do total de 59 apoios, 29 foram em contextos rurais, 20 urbanos e outros três casos em ambos territórios. Ainda, sete (7) suportes emergenciais foram concedidos diante de conflitos diretos com grandes empreendimentos militares, mineração, petrolífero e usinas hidrelétricas - sendo o próprio Estado sendo direta ou indiretamente o violador. 

“Providenciamos aquisição de câmeras, construção de muros em casas de defensores e sedes de organizações, recursos para realizar transporte e contratar assessoria jurídica. Os dados da 4ª edição do Dossiê Vidas em Luta não apenas explicam o agravamento da situação dos DDHs, mas também apresentam o porquê proteger defensoras e defensores de direitos humanos passa diretamente por enfrentar as causas que estruturam as violências”, ressalta Luciana Pivato, Coordenação do Programa Nacional Direitos e Políticas da Terra de Direitos, representante e membro do CBDDH. 

Os principais tipos de violências sofridas por DDHs que motivaram o pedido de suporte financeiro ao CBDDH foram: ameaça física e territorial; atentado contra a vida; invasão de casa/sede; violência doméstica; assassinatos; intimidação; além da falta de acesso a direitos básicos como: comida, água e saúde - em muitos contextos potencializada pela pandemia. O dado revela a vulnerabilidade de DDHs e suas comunidades com as políticas de austeridade econômica do governo bolsonarista. 

Participam da live de lançamento do dossiê defensoras e defensores que apoiaram o Comitê no processo de concepção. Estarão presentes a parlamentar Benny Briolly, vereadora da Câmara Municipal de Niterói, a advogada indígena Fernanda Kaingang, do Povo Kaingang; Layza Santos, advogada popular do Coletivo Margarida Alves e Maurício Correia, da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR). 


Acesse o Dossiê: https://comiteddh.org.br/dossie-vidas-em-luta


Live de Lançamento “Vidas Em Luta”

Link do YouTube: https://bit.ly/CBDDH_Youtube

Landing Page: https://comiteddh.org.br/dossie-vidas-em-luta

Site: http://comiteddh.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/comiteddh


Contatos: Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima)

E-mail: comunicacacao@comiteddh.org.br 

Whatsapp: (21) 99665-7892




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico