Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
Comitê Gestor do Acordo de Cooperação entre CONTAG e Ministério da Saúde é recomposto e plano de trabalho é atualizado
WhatsApp

25 de Abril de 2018


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
saúde

A CONTAG e o Ministério da Saúde acumulam avanços significativos em conjunto no que se refere à vigilância e promoção da saúde para os povos do campo, florestas e águas, principalmente a partir de 2005.

A CONTAG não executa a política de saúde, mas tem um papel fundamental no controle social, na reivindicação e cobrança na implementação de ações desta importante política pública em todo o País. “O que temos de avanço foi conquistado com muita luta”, destaca a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Anualmente, a CONTAG apresenta ao governo em suas pautas demandas nesta área. Em resposta, o Ministério da Saúde e a CONTAG firmaram o Acordo de Cooperação nº 07/2011 que visou ações voltadas para a vigilância e promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura. Fruto desse acordo, foi realizada pesquisa itinerante pela Ouvidoria Geral do SUS, desenvolvido o Projeto de Saúde e Gênero, apoiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), bem como o Projeto de Formação de Lideranças em 18 estados, envolvendo mais de 300 pessoas, entre lideranças e dirigentes sindicais da base da CONTAG, gestores e trabalhadores do SUS.

Em 2015, o Acordo de Cooperação foi renovado, sob o número 002. No entanto, devido à conjuntura política que se encontrava o País, foi realizada apenas uma reunião em um cenário de muitas incertezas e mudanças, sendo definidas somente ações de curto prazo. Agora, em 2018, com tantas mudanças no governo federal, inclusive de pessoal do Ministério da Saúde, o Comitê Gestor foi recomposto e as reuniões do Acordo de Cooperação foram retomadas.

A 2ª reunião do Comitê Gestor aconteceu na última semana, nos dias 19 e 20 de abril, e o principal encaminhamento foi a atualização do plano de trabalho. Ao todo, participaram 22 pessoas, sendo dirigentes sindicais, servidores do Ministério da Saúde e representantes dos CERESTs estaduais. “Um dos encaminhamentos da nossa reunião foi a atualização do plano de trabalho, o qual vamos encaminhar a todas as federações para que possam encaminhar aos sindicatos e desenvolverem um trabalho de base”, explicou Edjane. Segundo a dirigente da CONTAG, além da atualização do plano, foram definidas estratégias e prioridades para o acordo de cooperação entre MS e CONTAG.

Durante a reunião também houve o lançamento do livro “Campo, Floresta e Águas”. Publicação coordenada pelo Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas – Teia de Saberes e Práticas (Obteia). Esse livro também é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre CONTAG e MS. O livro reúne vivências, experiências, reflexões e conhecimentos sobre a política de saúde em várias comunidades rurais, camponesas, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de outros povoados das cinco regiões brasileiras. Os coordenadores da publicação ressaltaram que essa foi uma demanda dos movimentos sociais do campo, floresta e águas para avaliar a política de saúde no Brasil. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico