Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
Comitê Gestor de Acordo entre Ministério da Saúde e CONTAG inicia construção de plano de trabalho
WhatsApp

29 de Maio de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
saúde

Acontece nesta quarta-feira, 29 de maio, na sede da CONTAG, em Brasília, a primeira reunião do Comitê Gestor do Acordo de Cooperação Número 7 entre o Ministério da Saúde (MS) e a CONTAG. O encontro reúne representantes do MS, da Confederação, das FETAGs, de Secretarias Estaduais de Saúde, de CERESTs e da Fiocruz, que têm o papel de construir o Plano de Trabalho para a execução do acordo. A abertura política foi realizada pelo secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, pela presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Socorro Souza, e pelo coordenador Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT/MS), Carlos Augusto Vaz de Souza.

Segundo José Wilson, um dos objetivos desse acordo, que é uma conquista do Grito da Terra Brasil 2011, é evoluir na aproximação do movimento sindical do campo com o Ministério da Saúde e suas Secretarias. “Espero que nessa aproximação consigamos dar conta de algumas questões que são importantes e precisam avançar, como no combate ao uso de agrotóxicos e na dificuldade de acesso aos serviços do SUS. O desafio é conseguir fazer isso a partir de um plano, que será construído por este Comitê Gestor.”

O dirigente informou que esse acordo entre MS e CONTAG é uma espécie de “guarda-chuva”, que dá conta de um conjunto de ações fundamentais para as populações do campo e das florestas. “No entanto, também é importante trabalharmos internamente essas questões, de modo que as nossas Federações, cada vez mais, incorporem o tema da saúde nas suas pautas. Afinal, o nosso público é 100% usuário do SUS.” José Wilson completou que todos, governo e usuários, têm o seu papel na garantia de um Sistema de Saúde de qualidade. “O poder público tem o seu papel de execução e efetivação da política. Mas, nós precisamos cobrar, monitorar, fazer o nosso papel de fiscalização, de controle social e denunciar o que está errado.”



Já Socorro Souza, disse que um grande desafio a ser enfrentado é priorizar o debate da saúde do trabalhador olhando para a realidade do campo. “Infelizmente, essa não é uma prioridade do governo, que coloca em primeiro lugar a aceleração do desenvolvimento do país. Então, temos o papel de mostrar ao poder público que a política de saúde é estratégica para desenvolver o Brasil.”

Em seguida, Carlos Augusto adiantou que, neste primeiro encontro, será pactuada uma agenda de reuniões para construir o plano de trabalho, que precisa ser finalizado até 29 de setembro.

SOBRE O ACORDO – Este Acordo de Cooperação, assinado em 2011, visa estabelecer a articulação entre as duas instituições para possibilitar um sistema de consulta e troca de informações sobre a Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores(as) da Agricultura e Pecuária; pesquisa e análise de questões sobre a ocorrência, prevenção, vigilância de acidentes, violência, abuso de drogas e doenças relacionadas ao trabalho relativas à categoria trabalhadora rural; dentre outros objetivos. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico