É preciso manter a juventude rural unida e organizada, principalmente diante da necessidade fundamental de isolamento social para conter o avanço ainda maior do novo coronavírus. É preciso oferecer meios para engajar os(as) jovens mesmo dentro de suas casas e aprofundar a reflexão sobre os temas importantes para a juventude rural e para toda a agricultura familiar.
Para alcançar esse objetivo, a Comissão Nacional de Jovens reafirmou a importância do programa Jovem Saber como ferramenta fundamental do movimento sindical para manter a mobilização, mesmo à distância. Para construir estratégias, a Secretaria de Jovens da CONTAG participou nesta semana de reuniões regionais, nas quais os(as) secretários(as)/coordenadores(as) estaduais debateram os desafios e vantagens do uso da tecnologia e também propuseram ações sobre o tema.
As reuniões foram realizadas por videoconferência, obedecendo ao apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distanciamento social, mas o difícil acesso à internet no meio rural foi uma questão fortemente debatida pelos(as) jovens dirigentes, histórica bandeira de luta que neste momento tem ainda maior importância, pois milhares de jovens não têm acesso à internet e podem ficar excluídos de inúmeros processos formativos, como o Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), do qual a CONTAG faz parte, já denunciou no caso da implementação da Educação à Distância no sistema de educação formal no campo, o que prejudica enorme parte da juventude rural em todo o país.
Os principais encaminhamentos foram a formação de grupos virtuais da própria comissão e assessorias, assim como alterações no sistema para facilitar a participação, o aumento do período de realização do programa e a continuação do processo de definir estratégias. "Com acesso às cartilhas do programa Jovem Saber, seja em versão impressa, seja na versão digital, a Comissão Nacional de Jovens apontou a importância de fortalecer o estudo de cada um dos oito temas debatidos pelo programa. Acreditamos que o programa Jovem Saber é, neste momento de distanciamento social necessário, uma excelente oportunidade para manter o diálogo com a juventude nas bases, aproveitando as plataformas de encontros virtuais e o tempo disponível para a leitura dos materiais", explica a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
"Nós da Comissão de Jovens destacamos muito a importância de que os grupos do Jovem Saber não se reúnam presencialmente, pois é preciso ficar em casa e preservar nossas vidas, as vidas de nossas famílias e de nossa comunidade. Mas estamos empenhados em encontrar maneiras de manter a juventude animada e unida", afirma a secretária.
FONTE: Assessoria de Jovens - Lívia Barreto