Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TRABALHO ESCRAVO
Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia promove palestra na cidade de Barreiras
WhatsApp

12 de Maio de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
trabalho escravo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) tem como uma de suas bandeiras a erradicação do Trabalho Escravo e, nesse sentido, reivindica, realiza ações e participa de espaços com este propósito. Com o objetivo de enfrentar essa prática que viola a dignidade da pessoa humana, a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (COETRAE-BA) realizará o Seminário “O Papel das Instituições no Enfrentamento ao Trabalho Escravo”. O evento acontecerá no dia 13 de maio, das 8h30 às 12:30, no Auditório da Sub-seção da OAB no município de Barreiras.

O debate, no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, apresentará a gravidade do problema e o papel de enfrentamento desenvolvido pelas instituições, bem como os procedimentos a serem adotados para o enfrentamento ao trabalho escravo. Além de apresentar à sociedade as ações em curso no Estado da Bahia para enfrentamento desta prática, o encontro tem o propósito de estimular a criação de comitês ou comissões assemelhadas à COETRAE-BA nas esferas regional e\ou municipal para denúncia, monitoramento do problema, além de proposição e avaliação das ações locais.

Além da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que coordenada a COETRAE-BA, estão diretamente envolvidas na organização desse evento: Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional da 5º Região (TRT5); Associação dos Magistrados do Trabalho (AMATRA 5); Defensoria Pública da União (DPU), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Ministério Público Federal (MPF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Oficina Temática de Direitos Humanos - Trabalho Escravo No período vespertino, acontecerá a 1ª Oficina Temática de Direitos Humanos - Trabalho Escravo, que será organizada pelo Ministério Público do Trabalho em conjunto com a Secretaria de Justiça Social. A Oficina em questão terá por finalidade a capacitação das autoridades locais no enfrentamento do tema: Trabalho em Condições Análogas à de Escravo, abordando aspectos jurídicos trabalhistas, penais, cíveis, administrativos, assistencial, entre outros.

O curso será ministrado pelo presidente da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia, Admar Fontes Júnior, o procurador do Trabalho e Coordenador Regional de Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia, Ilan Fonseca de Souza, além do procurador da República Paulo Santiago, que irá abordar questões criminais que envolvem este ilícito.

LISTA SUJA DO TRABALHO ESCRAVO A CONTAG comemorou a assinatura ontem (11), ainda no Governo Dilma, de uma nova portaria interministerial que recria o cadastro de empregadores flagrados com mão de obra análoga à de escravo. A “lista suja” do trabalho escravo, como ficou conhecida, estava suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal desde dezembro de 2014. “Essa é uma importante medida, sempre defendida pela CONTAG. Precisamos divulgar quem pratica o trabalho escravo e fortalecer a nossa luta para combater essa prática criminosa que vitima ainda muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais em todo o País”, destacou o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Elias Borges. FONTE: COETRAE-BA e Blog do Sakamoto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico