A questão agrária no século XXI e os desafios no campo brasileiro serão os temas norteadores do Seminário Nacional de Reforma Agrária e Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que acontecerá nos dias 26 a 29 de novembro, no Cesir, em Brasília.
O seminário pretende discutir e aprofundar as visões sobre os diferentes modelos de desenvolvimento rural em debate atualmente na sociedade brasileira; a importância e os papéis da agricultura familiar e da Reforma Agrária neste contexto; e o conjunto de políticas públicas existentes e seus limites e potencialidades para o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento baseado na agricultura familiar. Além disso, o seminário refletirá sobre o papel dos movimentos sociais na construção da mudança necessária e a construção de uma agenda estratégica de ação relacionada com o tema da Reforma Agrária, numa mesa de debates que contará com o apoio de representantes do MST, MPA, CPT e do jornalista Leandro Fortes da revista Carta Capital.
A abertura está programada para às 19h30 deste sábado (26/11), com a presença da Diretoria da CONTAG e demais convidados. O primeiro painel acontecerá às 9 horas do domingo. O tema será “Questão Agrária e Desenvolvimento: conexões ocultas?”. Esse painel contará com a participação de Guilherme Delgado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e Cláudia Schimitt, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRJ). No mesmo dia, acontecerá outro painel com o tema “Reforma Agrária: um debate sobre as visões e contradições no Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiro”. Esse debate terá como convidados o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida; e o presidente do Incra, Celso Lisboa, que abordarão a visão do Poder Executivo; e o procurador do Incra, Júnior Fidélis, que trará a visão do Judiciário e a deputada Erika Kokay (PT-DF), que analisará o posicionamento do Legislativo frente às demandas e lutas sociais.
Nos demais dias, serão aprofundados os debates sobre as políticas públicas potencializadoras do desenvolvimento rural sustentável e a visão dos movimentos sociais sobre perspectivas de construção de agendas estratégicas, além da Feira de Saberes, onde serão apresentadas experiências exitosas de desenvolvimento dos assentamentos e sobre os processos de mobilização social para a conquista da terra.
Conforme informações da Secretaria de Política Agrária da CONTAG, as reflexões e encaminhamentos deste seminário aprofundarão os debates e definições da 3ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sobre a realização de um amplo processo de mobilização sindical pela Reforma Agrária em 2012. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi