Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLETIVOS
Coletivos Nacionais de Políticas Sociais, Formação e Organização Sindical, Juventude Rural e Terceira Idade estão reunidos em Brasília
WhatsApp

24 de Abril de 2017



TEMAS RELACIONADOS:
coletivos

Acontecem nesta segunda e terça-feira (24 e 25 de abril) as últimas reuniões de Coletivos da atual Gestão da CONTAG, já que a posse da nova Diretoria será na próxima quinta-feira, dia 27 de abril. Estão reunidos dirigentes da CONTAG e das Federações para os Coletivos de Políticas Sociais, de Formação e Organização Sindical, de Terceira Idade e a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A maioria deles abordará questões emergenciais que precisam de posicionamento do Movimento Sindical, bem como será uma espécie de transição com os(as) novos(as) dirigentes sobre o andamento das ações nacionais e estaduais.

Veja a seguir a programação de cada Coletivo:

POLÍTICAS SOCIAIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais específico para trabalhadores(as) rurais, o CNIS-Rural), é o grande destaque do Coletivo de Políticas Sociais. A equipe do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que desenvolveu o cadastro detalhará aos dirigentes sindicais e assessores presentes todos os processos para a inserção das informações no sistema digital.

“O CNIS-Rural é fruto de uma intensa luta do movimento sindical para garantir que as informações dos segurados especiais estejam disponíveis de forma completa e fácil, para evitar que os(as) trabalhadores(as) tenham que juntar por anos toda uma papelada para comprovar suas contribuições e sua atividade rural. Agora estará tudo informatizado, organizado e com fácil acesso. Para isso, precisamos do trabalho intenso dos sindicatos para fazer o cadastramento de forma correta, especialmente neste momento em que existe o risco de mudanças na Previdência Social Rural. Temos que trabalhar cada vez mais unidos para garantir o direito à aposentadoria dos(as) trabalhadores(as) rurais”, afirmou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.

A programação do Coletivo prevê ainda o resgate da luta contra o desmonte da Previdência Social e a discussão sobre os desafios da secretaria nas áreas de educação do campo, proteção infanto-juvenil e saúde. Há previsão ainda de debate sobre a reforma política em tramitação no Congresso Nacional, para que haja informação sobre o que será votado pelos parlamentares.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, estamos em um momento de decisões muito importantes no Congresso Nacional e a mobilização junto aos deputados(as), prefeitos e vereadores deve se intensificar ainda mais. “Precisamos deixar claro que essa reforma da Previdência Social proposta afetará negativamente todo o nosso país”, afirmou Broch.



FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Aqui o momento foi de desejar boas vindas e apresentar a todos(as) que fazem o Coletivo Nacional de Formação e Organização Sindical da CONTAG o novo secretário da pasta, gestão (2017 – 2021). “Desejamos boas vindas ao novo secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG Carlos Augusto Santos Silva (Guto). Guto, este é o nosso Coletivo! Com estas companheiras e companheiros temos somado esforços diante dos desafios que temos enfrentado, e com eles e elas também compartilhamos todas as nossas conquistas. Portanto, quero aproveitar o momento para agradecer a cada um(a) de vocês que conosco estiveram nos últimos anos, construindo os rumos da nossa categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Aproveito a oportunidade para dizer ao companheiro Guto que estamos à disposição no que você precisar em relação à Formação e Organização Sindical”, destacou o atual secretário de Formação e Organização da CONTAG Juraci Souto.

Na pauta debatida do Coletivo, estão: os procedimentos jurídicos referentes ao registro sindical e as mudanças que ocorreram no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já no que se refere à Formação Sindical, o Coletivo compartilhou informações sobre as Oficinas Regionais e dialogou sobre como estão os Cursos da ENFOC nas Regionais, nos estados e sobre o Encontro Nacional de Formação (ENAFOR).



JUVENTUDE RURAL

Juventude Rural PRESENTE!!!! Isso mesmo... Em cada fala dos(as) dirigentes que fazem a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, a vontade de contribuir com as propostas para o meio rural é nítida. Eles e elas querem garantir a conquista das cotas, participação nos espaços políticos do Movimento Sindical (Sindicatos, Federações, Regionais e CONTAG), manter e ampliar conquistas que dignifiquem os(as) jovens do meio rural.

Então... Sem perder tempo, a juventude se debruçou a debater o Plano de Lutas do 12º Congresso da CONTAG, aproveitando para avaliar a 3ª Plenária Nacional de Jovens e o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e contemplar informes sobre o Projeto CONTAG/SENAR – 2017; reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG e as várias atividades realizadas pela Juventude nos estados.

“Este é um momento de avaliar e propor novas ações e políticas para atender nossas demandas específicas da Juventude Rural, sobretudo as propostas levantadas durante o 12º Congresso da CONTAG. Por isso, temos aproveitado para escutar a Comissão Nacional de Jovens da CONTAG, sobre todos os temas do documento base (Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena; Ações Políticas da Agricultura Familiar na Reaf, CPLP, Celac, Mercosul, Unasul e ProSavana; Relações e alianças com as Centrais Sindicais CUT e CTB; Cumprimento da paridade e gênero nas Direções das FETAGs e da política de cotas de, no mínimo, 30% de mulheres na Direção dos Sindicatos, até que seja implementada a paridade em todas as instâncias do Movimento Sindical; entre outros pontos de pauta). Aproveito ainda para apresentar a nova secretária de Jovens da CONTAG Mônica Bufon Augusto, e para agradecer a cada um(a) de vocês que toparam construir conosco nos últimos anos os rumos da juventude rural. Os(as) levarei para sempre em minhas melhores referências de militância e no meu coração”, destacou a atual secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.



TERCEIRA IDADE

A abertura ocorreu no início da tarde e, em seguida, foi feita uma avaliação da Gestão 2013-2017 e das propostas aprovadas no 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) que tenham relação ou impactam diretamente na vida da terceira idade e idosos(as) rurais.

Para amanhã (25), a programação prevê a construção da estratégia de formação específica para os(as) trabalhadores(as) rurais da terceira idade e idosos(as); socialização sobre o Projeto CONTAG/ SENAR; planejamento das ações estratégicas para o quadriênio 2017-2021; avaliação e encaminhamentos finais.

A secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lucia Moura, está com grandes expectativas para a última reunião do Coletivo da sua gestão. “Como é um Coletivo com caráter avaliativo, vamos fazer a avaliação e o planejamento para os próximos quatro anos. Espero que seja um momento importante, de ver o que realizamos, o que avançamos de resolução para os idosos e idosos no 12º Congresso da CONTAG, o que temos de desafio e planejar estratégias para o próximo período. Já conseguimos identificar um resultado muito bom da atual gestão e do Coletivo como um todo e destacamos o quanto conseguimos dar visibilidade para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade e idosos(as) como sujeitos de fato e de direito no meio rural brasileiro.”



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, Barack Fernandes e Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico