Iniciou, nesta manhã, a reunião conjunta dos Coletivos Nacionais de Política Agrícola e de Meio Ambiente, no auditório Margarida Maria Alves, na sede da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), em Brasília. O encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, e tem como objetivos construir propostas para o Plano-Safra da Agricultura Familiar 2014-2015, elaborar orientações para os Encontros Regionais como fomento à construção da Pauta do Grito da Terra Brasil (GTB/2014), analisar o impacto das medidas de negociação das dívidas rurais da agricultura familiar e propor estratégias para a sua implementação, discutir sobre enquadramento e operacionalização do Sistema de Emissão de DAP – Versão 1.9.X, avaliar o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel – PNPB, avaliar e propor medidas para implementação do Cadastro Ambiental Rural – CAR, avaliar o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.
Também serão dados informes sobre o Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO, Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PNDRSS, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias - UNICOPAS, entre outros.
A abertura da reunião contou com a saudação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, e dos secretários de Política Agrícola, David Wylkerson, e de Meio Ambiente, Antoninho Rovaris.
David iniciou falando da urgência que a Secretaria de Política Agrícola tem em debater alguns temas, como o Plano-Safra da Agricultura Familiar e a construção da pauta do GTB-2014. “Como a Secretaria de Meio Ambiente também tinha essa necessidade, resolvemos realizar esta reunião em conjunto.” O dirigente aproveitou para destacar que 2014 será um ano atípico e desafiador para o MSTTR, justificando essa afirmação com o fato de ser um ano eleitoral, de grandes eventos no País e por se tratar do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI).
Em seguida, o presidente da CONTAG saudou a todos e todas e ressaltou a importância do debate da Política Agrícola dentro do MSTTR, afirmando ser uma das Secretarias mais estratégicas. “Que bom que a Secretaria de Meio Ambiente está junto neste momento. Afinal, as duas Secretarias trabalham muitas pautas transversais. A Presidência da CONTAG apoia este trabalho”, garantiu. Alberto Broch também falou sobre o AIAF/CI, destacando que a CONTAG, as FETAGs e STTRs devem pautá-lo em todas as atividades, buscando estabelecer um diálogo com a sociedade e avançar nas políticas públicas.
Já Rovaris, disse que a ideia é, em 2014, construir pautas conjuntas de interesse das duas áreas. “Amanhã, vamos discutir com vocês temas como o Biodiesel, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Planapo. Também estamos viabilizando um diálogo sobre esses assuntos com as Secretarias de Agrária, Mulheres e Jovens”, adiantou o secretário, que acrescentou que outro tema que entrará em novos encontros será o de energias renováveis, visando alternativas de renda para os agricultores e agricultoras familiares.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi