Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Coletivo Nacional de Política Agrária realiza balanço das ações em sua última reunião do ano
WhatsApp

01 de Dezembro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

A Reforma Agrária é uma das principais bandeiras defendidas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), principalmente pelo seu importante papel de cumprir a função social da terra, de fortalecer a agricultura familiar e garantir a soberania e segurança alimentar com a produção de alimentos sadios e de qualidade. Na última reunião do ano de 2015, o Coletivo Nacional de Política Agrária pretende realizar intensos debates a partir deste contexto, priorizando temas referentes à luta pela terra e ao desenvolvimento das políticas agrárias em todo o País. Estão presentes dirigentes e assessores das Federações e da CONTAG e consultores estaduais e nacional do crédito fundiário.

A reunião foi iniciada com uma mística que trouxe essa reflexão e foi seguida por uma abertura política com a presença da Diretoria da CONTAG. O presidente Alberto Broch fez uma breve análise de conjuntura nacional e interna do MSTTR. “O ano de 2015 foi bem intenso. Realizamos um grande Grito da Terra Brasil descentralizado, reunindo em todo o Brasil cerca de 80 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais. Realizamos também o Festival da Juventude Rural e a Marcha das Margaridas, e há poucos dias a nossa Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Fora as outras agendas durante o ano”, avaliou.

O dirigente também trouxe as perspectivas para o próximo ano. “Vamos realizar em 2016 grande ação de massa pela Reforma Agrária, pois a Reforma Agrária precisa avançar. Além disso, temos outra questão desafiadora que é a possível reforma da Previdência Social. Novamente, reafirmamos que não aceitamos acordo quanto à retirada de direitos da classe trabalhadora”.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, o secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, a secretária geral, Dorenice Flor da Cruz, e a secretária de Política Agrária da FETAPE, Givaneide dos Santos, também compuseram a mesa da abertura política junto ao presidente Alberto Broch e ao secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, que coordena a atividade. Todos(as) trouxeram bons elementos para o debate e reafirmaram o seu compromisso com esta política.

Zenildo reafirmou que a Reforma Agrária continua como um dos desafios para o MSTTR, especialmente neste cenário de crises política e econômica no País e no mundo. “A CONTAG entende que é um desafio, mas que precisamos avançar. É por isso que existe a grande expectativa de realizar a grande ação de massa que estamos planejando para 2016. E como uma alternativa para o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras rurais à terra, também estamos com a expectativa de aprimorar e avançar no crédito fundiário”, destacou.

PROGRAMAÇÃO A primeira mesa de debate da reunião do Coletivo Nacional de Política Agrária trata do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), com a moderação do secretário Zenildo Xavier, e a participação do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, e do diretor do PNCF na SRA/MDA, Francisco Ribeiro.

Esta mesa, que se estenderá até o começo da tarde desse primeiro dia, tem como objetivo debater a regulamentação do Decreto 8.500, a renegociação das dívidas das famílias, as propostas de aprimoramento do PNCF, a renovação do convênio, a habitação rural, e realizar um balanço do programa em todo o País.

Ainda hoje (01), o Coletivo receberá representações do Incra para também fazer um balanço das ações de Reforma Agrária em 2015, bem como propor, apresentar e debater as perspectivas e desafios para avançar nas ações de obtenção de terras e no desenvolvimento dos projetos de assentamento em 2016.

Para amanhã (02), último dia da reunião do Coletivo, estão previstos trabalho em grupo por região, plenária para definição de ações e encaminhamentos, bem como a avaliação do encontro e encerramento político. Os objetivos desse trabalho de grupo são uma avaliação e proposição sobre a condução política das ações de Reforma Agrária e do PNCF; debater e planejar a ação de massa pela Reforma Agrária em 2016; e fazer uma avaliação da execução do Convênio CONTAG/SRA e sugestões para a sua continuidade.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico