O Coletivo Nacional de Finanças e Administração está reunido em Brasília, durante os dias 21 e 22 de novembro, para avaliar as ações desenvolvidas em 2011, resgatar os encaminhamentos da reunião anterior –em novembro de 2010- e refletir sobre os desafios e perspectivas para o próximo ano. Além disso, o grupo pretende fazer uma exposição e debate sobre as ações referentes ao Sistema de Arrecadação, Distribuição e Repasse das Contribuições e avaliação interna do Convênio CONTAG/INSS.
Durante trabalho em grupo, dividido por região, os dirigentes sindicais e assessores(as) das FETAGs fizeram uma avaliação do Sistema Integrado, do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES) e levantaram os desafios e perspectivas, internos e externos, do movimento sindical do campo para o ano de 2012.
Para o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, o primeiro dia do encontro foi bastante produtivo. “O conteúdo das nossas ações em 2011 e os desafios colocados para 2012 nos dão garantia para continuar melhorando a política de sustentabilidade do movimento sindical”, avalia Santos.
Já o presidente da confederação, Alberto Broch, destacou a participação de alguns presidentes de FETAGs na reunião. “Esse grupo tem um papel importante de extrapolar as discussões sobre as finanças do movimento sindical. Temos gargalos a serem resolvidos e caminhos para continuar trilhando”, disse Broch. O sindicalista completa que as decisões tomadas pelo Coletivo de Finanças e Administração ajudarão nos trabalhos e discussões do Conselho Deliberativo da CONTAG, que se reunirá de 23 a 25 de novembro, em Brasília. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi