Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BAHIA
Ciranda embala fechamento do 2º módulo de Formação Estadual da Bahia
WhatsApp

19 de Julho de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
bahia

Com os pés lavados pelas águas do mar da Boa Viagem e embalados ao som do ritmo da ciranda aproximadamente 70 lideranças sindicais participaram do encerramento do 2º módulo da 4ª turma estadual da Enfoc Bahia, na última sexta-feira (15). O grupo que esteve reunido, durante uma semana, na Organização Fraternal São José, no Largo de Roma, em Salvador. O grupo que esteve reunido durante uma semana participou de diversas oficinas e aprofundou as discussões sobre gênero, juventude e prática sindical.

O assessor de Formação da Contag e educador popular da Enfoc, Amarildo Carvalho, promoveu um júri simulado que empolgou e estimulou o grupo. Isso ajudou à/os educanda/os a compreendere! m os diversos tipos de sindicalismos e os reflexos das posturas destes na sociedade. “A Contag deve se orgulhar da Rede de Educadoras/es. Estou maravilhada com o trabalho especial da ENFOC. Irei colocar em prática o mutirão sindical e o GES, porque a base aqui está carente. Este segundo módulo veio ensinar e alertar para novas práticas sindicais”, afirmou a Diretora e Secretaria da Juventude do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vitória da Conquista, Vitória Alves dos Santos.

A jornalista Mia Lopes realizou a oficina sobre gênero e mediou o debate que contribuiu para a compreensão de que as relações de gênero, especialmente no campo, estão permeadas de desigualdades e que muitas vezes essas violações são natural! izadas. Ficou evidente nas falas das/os educandas/os que as&nb! sp;violências e opressões estão intensamente presentes no dia-a-dia das mulheres, mostrando a necessidade de continuidade e aprofundamento do debate.

A partir da música Não é sério, de Charlie Brown Jr., foram feitas reflexões sobre a exclusão sofrida pela juventude no espaço midiático. Com esse mote, os educadores populares Jordani Vieira e Otávio Cazuza coordenaram a oficina sobre juventude. Compromisso com a causa da juventude, a necessidade de aprender para inovar na base foram algumas das expectativas apontadas como interesse pelo tema. Já as pessoas da terceira idade af! irmaram sobre a oportunidade de aprender agora o que não foi possível na juventude.

Nas duas oficinas foi possível notar a influência perversa da mídia na construção de um imaginário de poder e fomento ao consumo como estratégias de dominação e esvaziamento do pensamento crítico, especialmente por parte da juventude. Temas como a homossexualidade e a negritude e como esses (entre outros temas) são utilizados pejorativamente pela mídia para discriminar uma parcela da sociedade surgiram dentro das discussões. Daí a necessidade do trabalho formativo e de base como ins! trumentos de quebra dessa hegemonia.

Para o agricultor e Secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Sítio do Mato, Edmundo Nascimento, essa formação “marcou”. “Aprendi o jeito certo de fazer muitas coisas em nossas base. E foram aulas que me encorajaram a seguir em frente com uma mente repleta de novidades”, afirma. Ivan Santos, também agricultor e Secretário de Jovens do STTR de São Felipe, região do Recôncavo da Bahia, afirmou a importância da discussão de gênero. “Pude entender muita coisa e compartilhar minhas experiências e forma de pensar”.

A secretária de Formação e Organização Sindical da Fetag-BA, Vânia Marques Pinto, comenta que tudo isso só foi possível pelo belíssimo trabalho que a Rede de Educadoras/es tem realizado. “É claro que a autonomia que foi dada para planejar e executar as ações permitiu que deixassem fluir a criatividade e a disciplina. Tanto a turma quanto os que estão atuando como educadores/as estão mais maduros e mais concentrados nas atividades. Isso permite perceber que os processos educativos devem ser contínuos, e que por mais que estudemos sempre tem algo novo a aprender”.

Durante o curso houveram também discussões sobre o dia a dia do sindicato, a representação e representatividade, coordenados pelos educadores populares Rose Novaes e Zeca Mendes. Já o debate sobre o trabalho de base, com apresentação de experiências exitosas foram apresentados pelo coordenador regional da Chapada Diamantina, Suede Filho e Leidjane Baleeiro, coordenadora do polo da região de Guanambi. O grupo também recebeu uma aula sobre como fazer a análise de conjuntura com a Secretária de formação estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Inalba Fontenelle, e a secretária de formação e cultura da CTB Nacional, Celina Areas. Elas falaram sobre cate! gorias como tática e estratégia, além da concepção sindical.

Além de festividades, durante a noite as/os educandas/os também participaram das oficinas de educação, arte e comunicação popular, numa continuidade do primeiro módulo, com as educadoras populares Maria Ingrácia Couto (SE) e Rosely Arantes (PE). O grupo se reunirá novamente no final de agosto, quando acontecerá a formatura. O passo seguinte será replicar, nos respectivos municípios, os processos formativos vivenciados durante esses três módulos e criação de Grupos de Estudos Sindicais – GES. FONTE: Equipe de comunicação 2º Módulo da IV Turma Estadual



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico