Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES
Ciranda das Margaridas e reafirmação da luta pela igualdade marcam abertura da 6ª Plenária de Mulheres
WhatsApp

08 de Novembro de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
plenária nacional de mulheres



Fotos: Rafael Fernandes

Olha Brasília está florida, estão chegando as decididas! Olha Brasília está florida, é o querer, é o querer das Margaridas! E as Margaridas já chegaram em Brasília!

Com uma ciranda no campo da CONTAG, as Margaridas trabalhadoras rurais fizeram a mística de abertura da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que acontece em Brasília/DF, de 8 a 11 de novembro de 2016, com a presença de mais de 400 mulheres de todo o País.

Depois desse momento da ciranda, as mulheres saíram em cortejo até o auditório principal da CONTAG, onde ocorreu a abertura política da Plenária, com a participação da Diretoria da CONTAG, da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR), de representantes das centrais sindicais CUT e CTB, das organizações parceiras da Marcha das Margaridas, e das demais participantes da 6ª Plenária, que são dirigentes das Federações e Sindicatos e de trabalhadoras assalariadas rurais.



Com uma calorosa saudação, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, iniciou as falas políticas e destacou que 18% das participantes da Plenária são mulheres jovens, 18% são de mulheres da terceira idade e idosas e valorizou a presença de mulheres assalariadas. “Essa plenária faz uma grande diferença na vida de todas nós e todas que estão aqui foram escolhidas a dedo, pois com a nossa decisão de fazer a plenária aqui no Cesir trouxe um enorme desafio de limitar as vagas. Também destaco a importância desse momento da 6ª Plenária para discutir, debater e avaliar os desdobramentos para o rumo daquilo que vamos pautar na organização e luta das mulheres. Portanto, não é um momento apenas de debate olhando para o interno do MSTTR. E sim olhando para a nossa trajetória ‘de onde viemos’, ‘onde estamos’ e ‘para onde vamos’”, destacou Alessandra.

A secretária de Mulheres ressaltou ainda o tema da Paridade de gênero no MSTTR. Para nós, o 12º Congresso da CONTAG será o espaço que implementará a Paridade. Portanto, para além de todos os debates, o 12º CNTTR será ‘O CONGRESSO’, e não pela disputa por espaço, mas pela construção de um outro mundo, que tenha como premissa a luta pela igualdade. O debate não é numérico, é político. É um compromisso que precisa ser institucional.”

Outro destaque no discurso da dirigente da CONTAG foi quanto ao cenário político nacional. “Essa plenária também acontece em um momento desafiador frente à conjuntura política no País. Para nós, Margaridas de coração valente, é um momento que nos reencontramos depois de ir às ruas e mostrar que temos lado, que não compactuamos com o golpe. Dói a cada uma de nós, não só com o que fizeram com Dilma, mas com o preconceito com a participação política das mulheres. A Marcha das Margaridas tem um papel forte de resistência. Nós continuaremos em luta demarcando esse lugar que é nosso!”, conclamou Alessandra.



A secretária de Mulheres da CUT, Juneia Martins Batista, destacou impactos com a aprovação da PEC 55 (ex PEC 241) e com as reformas da previdência e trabalhista para a classe trabalhadora e, em especial, para as mulheres. “Não será fácil! Temos que nos unir e exigir nenhum direito a menos!”

A secretária de Mulheres da CTB, Ivânia Pereira, reconheceu que a categoria trabalhadora rural faz a diferença para o nosso País, referindo-se ao fato de que as políticas públicas construídas nos governos populares tiveram um olhar especial para o campo. “Estaremos juntas porque a luta nesse momento não é mais apenas uma luta por políticas públicas, é uma luta por salvação nacional e por democracia.”

A secretária de Finanças e Administração da CONTAR, Divina Rosa da Cruz, falou da importância da luta das mulheres e disse que a CONTAR já foi criada com a cota de 30%. “Temos também que dar visibilidade às mulheres assalariadas rurais e as mulheres agricultoras familiares e assalariadas devem se unir na luta.” Maria Angela, representante do MMTR-NE, que falou em nome de todas as organizações parceiras, disse que, mesmo diante das dificuldades que já estamos enfrentando, o Temer não tirará de nós, mulheres, a fé e a certeza e que juntas venceremos.

“Prefiro morrer lutando do que morrer de fome” (frase de Margarida Alves). Foi assim que o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, começou o seu discurso para as Margaridas de todo o País. “Vocês constroem diariamente na nossa base e no nosso movimento a igualdade de gênero no campo. Essa plenária será um marco no MSTTR e no Brasil, pois acontece em um período de desconstrução”, disse referindo-se ao processo de impeachment da presidenta Dilma e adoção de medidas retrógradas por parte do governo ilegítimo de Michel Temer. Willian também relembrou que foi de uma plenária de mulheres que surgiu a proposta de criação da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), que nesse ano completou 10 anos. “E a maioria das mulheres aqui presentes já passaram por processos formativos da ENFOC, seja nas instâncias nacional, regional ou estadual.”

SOBRE A 6ª PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES Com o lema “Margaridas Trabalhadoras Rurais por Paridade rumo à Igualdade: a luta é todo dia!”, as mulheres trabalhadoras rurais fortalecem a sua preparação para o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que ocorrerá em março de 2017. Esse processo de preparação para a Plenária Nacional e para o 12º CNTTR foi iniciado com a realização das Plenárias Regionais de Mulheres, onde puderam dialogar e debater os temas centrais do MSTTR.

Como a plenária tem caráter político, avaliativo e propositivo, durante os próximos quatro dias as mulheres aprofundarão o debate sobre a organização das trabalhadoras rurais para fortalecer a luta. O objetivo geral é fortalecer a luta e a organização das mulheres trabalhadoras rurais, reafirmando a sua estratégia política de participação no MSTTR e na sociedade, bem como de contribuir para a atuação político-sindical das mulheres no 12º CNTTR.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico