A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) celebra os 50 anos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lembrado no Congresso da instituição realizado de 8 e 10 de novembro, no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO).
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) nasceu em 23 de abril de 2022, a partir de um diálogo entre bispos e padres dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na perspectiva de se aproximar da sociedade brasileira e das igrejas locais e de levar a esperança do trabalho pastoral junto aos povos indígenas.
Ao longo de sua história de atuação, o Cimi tem trazido como missão: a demarcação das terras e a proteção dos territórios e dos direitos dos povos originários. Sempre mantendo diálogo e a conscientização da sociedade nacional e internacional em defesa dos projetos de vida dos indígenas.
A CONTAG se junta ao Cimi na celebração dos seus 50 anos de existência, testemunhando sua resistência, luta e conquistas contra os projetos de violência e morte do capital nacional e internacional contra os povos tradicionais que guardam o meio rural brasileiro.
Permaneceremos em unidade e convidando a sociedade a rever a sua história e repensar um Brasil que respeite os indígenas e todos os povos do campo, da floresta e das águas!
Viva o Cimi!
Parabéns pelos seus 50 anos a serviço da vida, da diversidade e da esperança!
Diretoria da CONTAG